Baixos salários


Ministra do Planejamento discute LDO e distorções na política salarial para militares

izalciA Comissão Mista de Orçamento realiza nesta terça-feira (29), às 15h, no plenário 2, audiência pública com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para discutir dois assuntos principais: o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e distorções na política salarial para a categoria dos militares da ativa e da reserva.

A audiência pública será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), presidida pelo PSDB.  Os tucanos Izalci (DF), Cesar Colnago (ES) e Duarte Nogueira (SP) pediram os esclarecimentos sobre os valores pagos aos militares.

Os tucanos querem, especialmente, esclarecimentos sobre eventuais providências objetivando corrigir desníveis remuneratórios dentro da carreira militar e discrepâncias salariais entre os militares e os demais servidores públicos.

O tema inclusive foi discutido em audiência pública da CREDN promovida no último dia 9 com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim. Os baixos salários pagos nas Forças Armadas revoltam militares e suas famílias, além de afugentar profissionais qualificados.

O presidente da comissão, Eduardo Barbosa (MG), alertou na ocasião para o risco de esvaziamento de recursos humanos na Marinha, Aeronáutica e Exército. “A iniciativa privada tem atraído oficiais de grande patente muito qualificados. Para nós, isso é um risco. Houve investimento na formação deles ”, ponderou.

Izalci (foto) inclusive defendeu a criação de uma subcomissão, dentro da Comissão de Relações Exteriores, para defender os militares, especialmente o reajuste salarial da categoria. “Todas as carreiras têm seu sindicato e sabemos que nem a Polícia Militar e nem as Forças Armadas podem se sindicalizar. Não tem ninguém que possa lutar por eles, pelo menos por um salário mais digno”, explicou o parlamentar, que já foi oficial do Exército.

“Graças a Deus não continuei na carreira. O que estaria recebendo hoje mal daria para pagar o aluguel. Um suboficial ganha atualmente R$ 4.284,00, menos que um soldado da PMDF”, afirmou na ocasião. Atualmente, um soldado da PMDF recebe, em média, R$ 4,5 mil.

(Da redação com Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *