Reconhecimento


Em sessão solene pelo Dia do Contabilista, Izalci cobra mais atenção às contas públicas

O deputado Izalci (DF) preside na tarde desta sexta-feira (25) sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista, profissão escolhida por 489 mil brasileiros, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade. Atualmente, existem 100 cursos de graduação na área e 19 em pós-graduação.

O tucano, que é contador, destacou o reconhecimento dado aos profissionais na área empresarial. “Hoje, graças ao trabalho do contador, temos conseguido orientar melhor os empresários. Até pouco tempo, a maioria os reconhecia apenas como funcionários que faziam as obrigações fiscais e trabalhistas”, disse. A participação do contador na tomada de decisões de uma companhia já é vista como fator importante, comentou Izalci.

Apesar do sucesso no campo empresarial, a área contábil tem pouco destaque nos órgãos públicos. “Infelizmente, a contabilidade pública deixa muito a desejar. Não há nenhum controle do patrimônio do nosso país. Tenho cobrado do governo a mesma eficiência vista na arrecadação”, completou.Laycer Tomaz Câmara dos Deputados

Enquanto os sistemas de arrecadação contam como os melhores profissionais e tecnologias, os gastos públicos não recebem a mesma atenção. “Diariamente vemos os índices de corrupção. O que prevalece hoje nas contas do governo é a maquiagem”, criticou.

Triunfo
Como explica o portal “Contábeis”, a data foi instituída em 1926 pelo senador João Lyra Tavares, no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas disse: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro”.

(Da Redação/ Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
25 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *