Estatal será passada a limpo


Após decisão favorável no STF, tucanos cobram início imediato da CPI da Petrobras

Reunida no Senado, oposição avalia que o posicionamento da ministra Rosa Weber representa uma vitória em favor das investigações sobre as inúmeras irregularidades envolvendo a estatal.

Reunida no Senado, oposição avaliou que o posicionamento da ministra Rosa Weber representa uma vitória em favor das investigações sobre as várias denúncias de irregularidades que atingem a estatal.

Parlamentares do PSDB comemoraram nesta quinta-feira (24) a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), em favor da CPI exclusiva da Petrobras, divulgada na noite de quarta-feira (23). O presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, reuniu-se com as principais lideranças da oposição para analisar a decisão da magistrada.  A iniciativa foi festejada como uma vitória da Justiça e da sociedade em favor das investigações sobre as irregularidade envolvendo a estatal. “Cabe ao presidente Renan Calheiros, ou a quem estiver respondendo pela Presidência do Senado, solicitar aos líderes a indicação dos membros que irão compor a CPI para que ela inicie seus trabalhos imediatamente”, cobrou Aécio. 

Segundo o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), a manifestação favorável da ministra já era esperada. “Consagra o direito da minoria que o Palácio do Planalto, a mando da presidente Dilma Rousseff, quis sufocar. Nossa missão é investigar os equívocos que estão acontecendo na principal empresa do Brasil”, disse. “A decisão de Rosa Weber mostra que o Brasil vive um ambiente institucional perfeito. Agora é tocar a vida e salvar a Petrobras”, acrescentou. Segundo ele, o país espera uma ampla investigação dos desmandos na estatal – e a CPI é oportunidade esperada pelos brasileiros para passar a empresa a limpo.

Play

Mãos à obra

Da tribuna da Câmara, o deputado Izalci (DF) conclamou os partidários e demais representantes da oposição para o início dos trabalhos da CPI. “Mãos à obra. Vamos logo indicar os titulares e suplentes e tornar transparente o que vem acontecendo na Petrobras”, afirmou da tribuna, na mesma linha de Aécio. 

O líder da Minoria, Domingos Sávio (MG), afirmou que a tentativa do governo de Dilma Rousseff de amordaçar o Congresso Nacional foi em vão. “Queremos livrar a Petrobras da corrupção. A companhia é patrimônio do Brasil é não de um partido e de um governo”, disse. Sávio chamou atenção ainda para reportagem de “O Globo” desta quinta que revela o saque de US$ 10 milhões do fluxo de caixa da refinaria de Pasadena (EUA) em 2010, quando já pertencia à Petrobras, sem qualquer registro em documento. A retirada foi identificada por uma auditoria realizada na companhia. “O desmando é absurdo. É o dinheiro do Brasil sendo roubado”, declarou o deputado.

Cesar Colnago (ES)  destacou a mesma matéria e a situação alarmante da companhia, endividada e sendo obrigada a importar gasolina para abastecer o mercado interno. “O PT está privatizando a estatal. O Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras) ainda diz que ela vai bem. Como pode?”, questionou.

Em seu perfil no Facebook, o deputado Duarte Nogueira (SP) comemorou a decisão. “Como é bom começar o dia comemorando a vitória da democracia brasileira. Ontem, a ministra Rosa Weber determinou a instalação imediata da CPI única e exclusiva para investigar a Petrobras. Diferentemente do que queria o governo do PT, uma CPI com vários assuntos, justamente para não investigar nada. Esta decisão fortalece e dá credibilidade ao Supremo Tribunal Federal”, apontou o presidente do PSDB-SP.

Nogueira afirmou ainda que o partido prezará pela apuração responsável dos fatos. “Com a CPI, o PSDB irá atuar com serenidade e responsabilidade para garantir que todos os episódios que envolvem a Petrobras, sejam esclarecidos e seus culpados devidamente punidos.”

O deputado Carlos Sampaio (SP), que participou da reunião no Senado, também usou sua página no Facebook para anunciar que as investigações mostrarão as irregularidades envolvendo a Petrobras. “Ganha a Justiça e ganha o Brasil, que agora vai poder saber o que foi feito da nossa Petrobras nesses anos de desgoverno petista!”, ressaltou o tucano.

“O STF cumpriu o papel que se esperava e decidiu investigar a série de denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras. A decisão da ministra, que segundo a própria reportagem do jornal O Globo ‘derrubou a manobra do governo’, fortalece e dá credibilidade ao Supremo Tribunal Federal”, elogiou Mara Gabrilli (SP) também por meio desta rede social.

Segundo o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), a iniciativa marca um “novo momento” para o país e a sociedade. “A decisão foi excelente”, reagiu. “A ministra teve muita fibra e foi muito consistente. A sociedade terá as respostas que anseia. Demonstrou a altivez do Supremo Tribunal Federal. Será um novo momento para o país e a sociedade”, afirmou.

Presidente do Senado vai recorrer – Em nota oficial, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aliado ao Planalto, anunciou que vai recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal contra a liminar concedida pela ministra Rosa Weber.  Os governistas querem uma CPI ampla, sem qualquer foco, incluindo temas como cartel no metrô e problemas no porto de Suape.

(Da redação/ Foto: Gerdan Wesley – Liderança do PSDB no Senado/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
24 abril, 2014 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Estatal será passada a limpo”

  1. Eliseu Barbosa disse:

    Até agora não encontrei na historia dos mais de 120 anos de Republica do Brasil, tantos descalabros, descasos, abusos, mentiras, usurpação, cinismo e mistério em um só governo!
    Mistério este que faz com que o povo com tantos meios de informação, sabendo de tanto portar passivamente.
    É o cumulo dos cúmulos!
    Não é só “tirar” esse governo, por muito menos deveria já termos levado-o à julgamento.
    Aliás, o poder deve ser retido com base na fidelidade do seu compromisso de bem administrar.

  2. rubens malta campos disse:

    Entendo que talvez se possa pensar em pedido de impeachment da Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *