Fim da bonança


César Colnago aponta erros da gestão petista na condução da economia

13972474416_0da02c2a35_hO deputado César Colnago (ES) traçou um breve perfil da situação econômica brasileira no governo petista durante discurso nesta quinta-feira (24). O tucano criticou a incapacidade do Planalto de impulsionar o crescimento nacional e comparou o Brasil a nações com economia semelhante. Essas, como lembrou o parlamentar, têm avançado muito mais que nós.

O tucano fez menção ao livro Complacência — Entenda por que o Brasil cresce menos do que pode, de Fabio Giambiagi e Alexandre Schwartsman. A publicação demonstra a necessidade de medidas mais incisivas por parte do governo. Na última década, a taxa anual média de crescimento do país foi de 3,5%. Nesse mesmo período, as taxas médias de Chile, Colômbia e Peru foram de 4,6 %, 4,7 % e 6,4%, respectivamente, enquanto o vizinho Uruguai cresceu 5,1 % ao ano. Para Colnago, é bem possível que, ao fim do mandato da presidente Dilma, a média dos quatro anos mal chegue a 2%.

O tucano ressalta que, tal como é mostrado no livro, o país viveu uma fase de bonança, mas o governo falhou quando foi necessário expandir a capacidade de oferta. Nos últimos dez anos, o Brasil cresceu, em produtividade, 1% ao ano, enquanto a China 9,9%.

Colnago afirmou que países como Índia e China massificaram o envio de estudantes a universidades internacionais renomadas. “No Brasil, só 13% da atual geração de 25 a 34 anos está na universidade. A Coréia do Sul tem 64%. Isso é três vezes menos do que no Chile, que tem 41%, e quatro vezes menos do que na Rússia, que tem 56%”, disse.

Para retomar o crescimento sustentado, com vistas a ganho de competitividade, eficiência e produtividade, Colnago concorda com a ênfase em educação, competitividade, poupança e infraestrutura. Para esse último item, estima-se que sejam necessários mais de R$ 500 bilhões. “Um gasto público eficiente. Hoje não é a isso que nós assistimos, mas sim a um gasto ineficiente e que sai pelo ralo”, lamenta, ao indicar a leitura da publicação. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
24 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *