Enganar a população


Partido quer que ministra do Planejamento explique mudança no cálculo da inflação

reuniao-da-executiva-15-foto-igo-estrela-obritonews1O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), anunciou que irá protocolar requerimentos de convocação da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para que ela dê explicações sobre a mudança no cálculo da inflação. De acordo com reportagem do jornal “O Globo”, técnicos do governo defendem a retirada de produtos in natura dos itens que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Os pedidos de convocação serão protocolados em três comissões: Fiscalização Financeira e Controle; Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O IPCA é medido pelo IBGE, vinculado ao Ministério do Planejamento.

Para Imbassahy, a alteração é uma forma de enganar a população sobre o aumento dos preços e faz parte da estratégia do governo de maquiar dados para esconder a realidade. “O governo Dilma quer camuflar a sua incompetência em controlar a inflação mudando a forma como a conta é feita. Já que o tomate está caro, vamos tirá-lo da conta. É assim que o governo quer resolver o problema do aumento de preços. É querer tapar o sol com a peneira, enganar os brasileiros com a manipulação dos índices”, afirmou o líder do PSDB.

Ele ressaltou que ontem economistas do mercado estimaram, pela primeira vez, que a inflação deste ano vai estourar o teto de 6,5%. “A alteração no cálculo da inflação irá comprometer ainda mais a credibilidade do Brasil, já arranhada por expedientes como a contabilidade criativa e a sucessão de erros nas projeções de crescimento da economia. É a velha estratégia de se criar um país virtual, da propaganda e da manipulação dos números, bem diferente do país onde os brasileiros vivem.”

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), ironizou a intenção da gestão petista. “Essa iniciativa até faria sentido, se viesse acompanhada da proibição para que a população comesse daqui por diante. Se o governo conseguisse determinar uma forma de que ninguém precisaria gastar recursos com alimentação, ela faria sentido”, declarou à Rádio CBN Cuiabá. 

Segundo o senador, a tentativa reflete a falta de gestão do governo federal para o combate da desvalorização da moeda. “O governo perdeu o controle dessa que foi a principal conquista que nós tivemos nos últimos 50 anos no Brasil, o fim da inflação. O governo do PT começou a flexibilizar esses pilares macroeconômicos desde o final de 2008 e isso permitiu que a inflação recrudescesse e que nosso crescimento, no ano passado, fosse maior apenas do que o da Venezuela”, atacou Aécio.

 

(Da Liderança do PSDB e da Agência PSDB/ Foto: Orlando Brito)

Compartilhe:
23 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *