Discussão abrangente


Obrigatoriedade de simulador em autoescolas divide opiniões em audiência

Lucio Bernardo Jr. Câmara dos DeputadosA obrigatoriedade do uso de simuladores em autoescolas dividiu opiniões durante a audiência conjunta realizada nesta quarta-feira (23) pelas comissões de Viação e Transportes, de Defesa do Consumidor, e de Finanças e Tributações. Os deputados Domingos Sávio (MG) e Luiz Fernando Machado (SP) opinaram sobre o assunto.

Hoje, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece a necessidade de simulações antes do início das aulas de direção nas ruas. Os defensores alegam que o custo da carteira de habilitação diminui com a inclusão dos simuladores. Por outro lado, quem é contra argumenta que os equipamentos são caros e podem tirar autoescolas do mercado.

Segundo o deputado Domingos Sávio, não há estudos aprofundados sobre o benefício dos equipamento para o aprendizado. “Usar o simulador pode fazer com que você tire a carteira mais rápido, mas será que isso significa mais habilidade, eficiência e segurança?”, questionou.

Já Luiz Fernando é favorável à aplicação da medida, que começa a valer em 5 de junho. “Não se trata de copiar práticas, mas de aceitarmos culturalmente e socialmente as práticas que temos”.

Um projeto de decreto legislativo (PDC) que susta a norma do Contran está pronto para ser votado no Plenário. Para o deputado paulista, é preciso haver uma discussão mais abrangente do assunto. “Quero fazer um apelo para que o presidente da Câmara não vote o PDC sem mais discussão. Caso contrário podemos cometer um erro de cunho pedagógico com os nosso condutores”, afirmou.

(Reportagem: Paulo Simões/ Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
23 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *