Relações exteriores


Eduardo Barbosa diz que filial do Ipea na Venezuela reflete intenções ideológicas do governo

eduardo barbosaO presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Eduardo Barbosa (MG),  afirmou nesta quinta-feira (10) que a atuação da filial venezuelana do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstra a maneira como o PT utiliza as estruturas de Estado para defender suas correntes ideológicas. “É uma situação que nos deixa perplexos. Trata-se de algo que depõe contra a credibilidade do país”, disse o tucano.

A filial do Ipea foi notícia da Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (10). O jornal revelou que a representação do instituto em Caracas – a única fora do Brasil – tem sua atuação voltada à produção de análises favoráveis ao regime chavista, que desprezam a alta da inflação, o desabastecimento e os poucos investimentos estrangeiros recebidos pela Venezuela.

Até mesmo o regime político do país vizinho é elogiado: “O modelo bolivariano afasta-se, sem dúvidas, da democracia representativa despolitizadora que predomina ainda hoje no mundo. Supera o modelo idealizado pelos pais fundadores da república norte-americana”, diz o trecho de um documento do Ipea da Venezuela, segundo a Folha.

Nos últimos meses, a Venezuela vive uma série de conflitos urbanos entre apoiadores e opositores do presidente Nicolás Maduro, o presidente que comanda o país desde a morte de Hugo Chávez.

Para o deputado tucano, a situação mostra “mais um braço da aliança geopolítica” baseada na ideologia que o Brasil conduz com outros países, como Venezuela e Cuba. “Existe uma intenção do governo brasileiro de fazer parte desse projeto político. É uma situação preocupante, principalmente porque envolve o uso da máquina pública para a defesa de correntes ideológicas”, ressaltou Barbosa.

(Da Agência PSDB/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *