Grande vitória
Tucanos são decisivos na definição de data de votação de projeto que beneficia agentes de saúde
Como líder do PSDB, maior partido de oposição na Câmara, o deputado Antonio Imbassahy (BA) encabeçou esta semana um forte movimento no sentido de levar a votação no plenário da Casa projeto que estabelece o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. A pressão funcionou e a matéria será apreciada entre os dias 13 e 14 de maio.
“Essa foi uma grande vitória que obtivemos sobre a bancada do PT, já que o governo Dilma e sua base estão fazendo corpo mole porque não querem elevar o piso dessas duas importantes categorias”, disse Imbassahy. Em pronunciamento na semana passada, o parlamentar pediu respeito a essas classes profissionais cujos líderes, com muito sacrifício, têm mantido uma rotina de viagens a Brasília, deslocando-se de suas bases de trabalho, algumas em regiões longínquas do país, para reivindicar a votação do texto.
O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) também teve participação decisiva na articulação do acordo que culminou no fechamento da data. O tucano é autor da Emenda Constitucional 63, que será regulamentada caso a proposta seja acatada pelo Congresso. Não é de hoje que o tucano vem lutando por essa regulamentação.
Os agentes querem piso nacional de R$1.293,58, reajustados anualmente nos mesmos moldes do salário mínimo. Atualmente, o governo repassa R$ 950 por agente para os municípios. Parte desse valor é repassada para os agentes e outra parte é usada pelo município para arcar com os custos trabalhistas e impostos.
(Da redação com assessoria do deputado Imbassahy)
Deixe uma resposta