Exploração responsável


Ministras terão que explicar concessão do Parque Nacional de Jericoacoara

Atendendo a requerimento dos deputados Reinaldo Azambuja (MS) e Raimundo Gomes de Matos (CE), as ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Miriam Belchior (Planejamento) serão convidadas a ICMbioexplicar proposta de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara (CE). O pedido dos tucanos foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (9) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

A preocupação dos parlamentares é no sentido de compreender de que forma se dará a exploração do parque, que é um dos pontos turísticos mais visitados da região Nordeste.

Atualmente responsável pela gestão de Jericoacoara, o Instituto Chico Mendes divulgou em seu portal na internet a informação de que em fevereiro foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho Consultivo do parque para apresentação dos estudos e projetos elaborados para subsidiar a publicação de editais de concessão de serviços para a unidade.

O trabalho foi desenvolvido pela empresa IDOM, consultoria especializada contratada pelo Instituto. A proposta é que serviços destinados principalmente ao controle de acessos, arrecadação de ingressos e apoio à visitação sejam implementados no parque no formato de Parceria Público-Privada (PPP). A proposta abrange outros cinco parques espalhados pelo país.

De acordo com reportagem do jornal “O Povo”, a empresa que ganhar a concessão de Jericoacoara passaria a controlar todo o fluxo de visitantes e até cobrar pela entrada. Além disso, teria direito de construir hotéis e restaurantes em diversas localidades, incluindo a famosa duna do pôr do sol. Os cálculos apresentados pelos consultores levam a um faturamento anual de mais de R$ 60 milhões para a empresa vencedora da licitação, o que representa o dobro do orçamento da Prefeitura de Jijoca, onde está localizado o parque.

“A audiência pública que propomos é fundamental para esclarecimentos dos fatos e das ações a serem implementadas em área turística fundamental não apenas para o estado do Ceará como do país”, diz o requerimento.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: ICMBio) 

Compartilhe:
9 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *