Caso duvidoso
Minas e Energia vai chamar Nestor Cerveró a dar explicações sobre compra de refinaria
Por sugestão dos deputados Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB, e Bruno Araújo (PE), a Comissão de Minas e Energia vai convidar o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró para esclarecer a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Os tucanos cobram informações sobre a reunião do Conselho de Administração que aprovou a compra, em 3 de fevereiro de 2006, além do sumário executivo que baseou a decisão.
A Petrobras virou notícia nos grandes veículos do país por ter desembolsado mais de US$ 1 bilhão na compra da unidade do Texas. A ex-sócia belga no empreendimento, a Transcor/Astra, pagou US$ 42,5 milhões sete anos antes. “O caso permanece cercado de dúvidas e afirmações contraditórias entre ex-dirigentes da Petrobras e a própria presidente da República, que tratou de lançar a responsabilidade pelo desastroso negócio sobre ex-dirigentes e indiretamente em seu próprio corpo técnico”, afirmam os deputados no texto.
Requerimento com a mesma finalidade já foi aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). A convite do PSDB e do DEM, Cerveró deve comparecer à Câmara no próximo dia 16 para prestar esclarecimentos sobre essa desastrosa operação de compra.
(Da redação)
Deixe uma resposta