Sinal de celular


A pedido de Tripoli, C&T debate leilão de faixa de transmissão para internet 4G

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove audiência pública, nesta terça-feira (8), para discutir o possível leilão da faixa de transmissão de 700 MHz. 11314950685_d0bb93afd8_bAtualmente, esse espectro é ocupado pela TV aberta e o governo quer usá-lo para ampliar a oferta de sinal de celular, utilizando a tecnologia de banda larga móvel de quarta geração (4G). A reunião será realizada no plenário 13, às 14h30.

Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a intenção delicitar a faixa ainda em agosto de 2014.

O deputado Ricardo Tripoli (SP), que propôs o debate, destaca que a Anatel ainda não divulgou estudos técnicos conclusivos que assegurem que não haverá interferência entre os serviços de banda larga móvel e os sinais de TV aberta transmitidos em tecnologia digital. “Igualmente desconhecida é a solução que será adotada pelo governo para garantir que os telespectadores que não ainda têm receptores digitais não serão surpreendidos com a interrupção abrupta do sinal analógico de TV”, acrescenta.

Tripoli ressalta ainda que, em março, a imprensa divulgou a notícia de que, por pressão dos ministérios da área econômica, o futuro edital não mais preverá a imposição de metas de cobertura às vencedoras do leilão,

como o atendimento a localidades remotas e rodovias federais. Há rumores, segundo o parlamentar, de que o novo modelo não contemplará quatro empresas vencedoras, mas apenas duas. “Esse desenho, caso se confirme, representará um retrocesso na política de massificação dos serviços de banda larga no País”, opina.

O Conselho de Comunicação Social (CSS) do Congresso Nacional também já manifestou receio com o processo de leilão da faixa de 700 MHz conduzido pela Anatel.

Foram convidados para o debate os ministros Paulo Bernardo, das Comunicações, e Guido Mantega, da Fazenda; o presidente da Anatel, João Batista de Rezende; o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero; a coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Elici Maria Checchin Bueno; e o presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Pedro Osório.

(Da Agência Câmara)

Compartilhe:
7 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *