Resposta ao governo


Oposição obstrui votações em protesto à demora na instalação da CPI

img20140407211487570802A obstrução da maioria dos partidos, liderada pela oposição, inviabilizou as votações no plenário da Câmara nesta segunda-feira (7). Como explicou o deputado Nilson Leitão (MT), a obstrução foi uma resposta ao governo, que tenta impedir a instalação da CPI da Petrobras.  “Esse resultado do painel é uma afronta a esse governo que não respeita esta Casa. É uma afronta ao Senado que não instala a CPI para investigar a roubalheira na Petrobras”, destacou.

O tucano criticou o financiamento do BNDES a grandes empresários e a outros países em detrimento das pequenas e médias empresas. “Nós queremos o BNDES forte, cumprindo sua função social, levando dinheiro para o pequeno e médio empresário”, disse. “O BNDES já recebeu mais de R$ 400 bilhões de aportes do Tesouro. Nós queremos mais transparência com esses recursos”, apontou.

O deputado Izalci (DF) afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) não tem acesso a fiscalizar os empréstimos do BNDES. “Essa questão do BNDES merece uma reflexão para que qualquer dinheiro público seja fiscalizado. O PSDB vai obstruir enquanto não resolvermos esse assunto e também a instalação da CPI da Petrobras”, disse.

O primeiro item da pauta era a Medida Provisória 628/13, que autoriza a União a conceder crédito de R$ 24 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamentos de longo prazo ligados principalmente a programas de investimentos governamentais. Nesta semana, a Casa realiza um esforço concentrado.

 (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto:  Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

 

Compartilhe:
7 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *