Em defesa do contribuinte


Andreia Zito quer que despesa com aluguel tenha dedução no Imposto de Renda

andreia zitoA deputada Andreia Zito (RJ) apresentou projeto de lei para beneficiar milhares de brasileiros que pagam aluguel para moradia. “Da mesma forma que ocorre com as despesas com tratamento da saúde e com educação, quero que o aluguel de imóvel residencial para domicílio próprio seja assim também considerado, até o limite anual correspondente à dedução de 10% do valor dos rendimentos tributáveis na declaração de ajuste anual, independentemente do montante desses rendimentos”, defende a parlamentar. A tucana tomou a decisão por achar “absurda” a regra atual que impede deduções referentes a despesas com aluguel.

A deputada esclarece que esse benefício, que ela pretende transformar em lei, para as pessoas físicas, será restrito a um único imóvel residencial ocupado pelo próprio contribuinte. “O governo precisa entender que o direito à moradia é um direito social assegurado pela Constituição Federal, que, sistematicamente, é negligenciado pelo próprio poder público. Infelizmente, não é facultado ainda o direito a todos os cidadãos de ter um imóvel residencial, e assim ocorre a necessidade da moradia de aluguel”, ressalta a parlamentar.

A deputada destacou que o PL 7.279 tem outros benefícios, inclusive para o fisco. Ao permitir a dedução proposta, Andreia Zito lembra também que haverá um controle mais rígido sobre aqueles que têm diversos imóveis alugados, mas que não informam em suas declarações de ajuste anual o quanto recebem a título de rendimento de imóveis alugados. “Dessa forma o fisco aumentará a sua arrecadação tributária em relação aos locadores que, por não terem exigências legais, omitem anualmente o lucro com os imóveis alugados”, afirma a deputada.

Além de aumentar a arrecadação, o PL permite o mecanismo para se ter esse maior controle, porque o locatário, ao fazer a declaração, informará o nome e CPF do beneficiado pelo recebimento do aluguel. “O beneficio é para quem aluga e para o fisco, que terá um controle realmente muito maior, pois o beneficiário que aluga não poderá mais omitir as suas obrigações tributárias relativas ao recebimento dessa aluguel”, conclui Andreia Zito.

(Da assessoria da deputada/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *