Propina milionária?


Comissão que irá à Holanda apurar propina reúne-se na próxima terça para definir roteiro

A comissão externa da Petrobras reúne-se pela primeira vez na próxima terça-feira (8), às 10 horas. Instalado nesta quarta-feira pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o grupo vai acompanhar a investigação de denúncias de que a empresa holandesa SBM Offshore teria pago propina a funcionários da estatal brasileira. O deputado Carlos Sampaio (SP) foi indicado pelo PSDB para compor o grupo. O tucano defende a inclusão de dois procuradores da República para auxiliar os trabalhos. 

O colegiado foi criado após aprovação de requerimento apresentado pela oposição, acatado com 267 votos a 28. Há sus2013_04_25 Sampaio concede entrevistapeita de que a empresa SBM Offshore teria pago US$ 139 mihões em  propinas a funcionários da Petrobras para conseguir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre 2005 e 2012.

O coordenador da nova comissão, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), adiantou que a comissão deve visitar a Petrobras, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União e o Ministério Público. Os parlamentares integrantes da comissão também devem ir à Holanda, mas ainda não há data marcada para a viagem.

Quintella Lessa ressaltou que os trabalhos da comissão devem auxiliar a investigação que será desenvolvida pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Petrobras que será instalada no Senado ou no Congresso. O parlamentar lembrou ainda que não há prazo para a comissão externa encerrar seus trabalhos.

(Da redação com Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *