Confronto


A pedido de Sávio, Gilberto Carvalho é convidado a explicar repasses a congresso do MST

A pedido do deputado Domingos Sávio (MG), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, será convidado a explicar repasses feito pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pela Caixa13569970783_6e095a0246_b Econômica Federal (CEF) ao 6º Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST. Os recursos foram liberados sem licitação. Além do titular da Secretaria Geral da Presidência da República, serão convidados os presidentes das duas instituições financeiras.

O evento realizado pelo MST em Brasília no mês de fevereiro culminou no confronto entre militantes e policiais, deixando 32 pessoas feridas. “É inadmissível que dinheiro público seja destinado para abastecer um movimento que atua de maneira desregrada, incitando a insegurança e a desordem pública. Não bastasse a promoção da depredação, recebe o apoio do próprio governo federal”, apontou o líder da Minoria na Câmara.

Sávio quer ouvir explicações de Carvalho, já que ele é o interlocutor entre o Planalto e os movimentos sociais. “É imprescindível a sua convocação objetivando elucidar os fatos e prestar esclarecimentos da participação da CEF e do BNDES no custeio de evento violento que colocou em risco a ordem pública”, destacava o requerimento do deputado aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Agricultura da Câmara. Pedidos de convite aos presidentes da Caixa, Jorge Hereda, e do BNDES, Luciano Coutinho, também foram acatados pelo colegiado.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
2 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *