Questão ambiental


Em reunião com jovens líderes dos EUA, tucanos defendem fortalecimento das relações

A relação de parceria entre Brasil e Estados Unidos em diversos setores deve ser fortificada, defenderam deputados do PSDB nesta quarta-feira (26). O líder do partido na Casa, Antonio Imbassahy (BA), os 13431644974_1ea78e36d9_kdeputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Luiz Carlos Hauly (PR) receberam a delegação do Conselho Americano de Jovens Líderes Políticos (American Council of Young Political Leaders).

Na reunião, os norte-americanos tiraram dúvidas sobre o Brasil e conheceram detalhes de propostas tucanas. “Além do conhecimento sobre o Brasil, demonstraram também a curiosidade e o interesse com relação ao futuro do nosso país. Ficaram muito empolgados com a plataforma de governo que apresentamos, especialmente na parte da educação”, afirmou Imbassahy. O líder expôs aos convidados a preocupação com a política de relações exteriores e o meio ambiente.

A questão ambiental foi um dos focos do encontro. Mendes Thame acredita que os EUA poderiam dar enorme contribuição ao mundo todo ao taxar, e não subsidiar, as energias sujas. “Se eles instituíssem de fato a taxação do carbono, criariam um diferencial que estimularia a antecipação da implantação de energias limpas”, comentou. Segundo ele, o Brasil pode se tornar a primeira potência tropical baseada na sustentabilidade e na produção de energia limpa.

Os tucanos criticaram a proximidade do governo brasileiro com países de democracia frágil, como Venezuela e Cuba. “Nós optamos pelo desenvolvimento, pelo crescimento econômico e pelas boas parcerias. Nenhum país será desprezado por nós, mas em uma relação comercial e de troca de informações, é muito melhor negociar com EUA, países europeus, Japão ou Canadá, do que determinadas amizades que estão sendo potencializadas hoje”, reforçou. Segundo ele, o PSDB busca o desenvolvimento integral das Américas nos campos da educação, saúde, infraestrutura, combate ao narcotráfico e ao terrorismo, além da erradicação da pobreza.

O conselho é uma organização apartidária e sem fins lucrativos, que organiza intercâmbios educacionais internacionais entre jovens líderes políticos de todo o mundo. Além de Brasília, o grupo conhecerá São Paulo e Rio e Janeiro. O propósito da missão é promover a compreensão mútua, o respeito e amizade; e cultivar relacionamentos duradouros entre líderes ao redor do mundo.

(Da redação / Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
26 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *