Dinheiro sobrando para exterior


Acatado pedido de tucano para presidente do BNDES ir à Comissão de Fiscalização

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle acatou nesta quarta-feira (26) requerimento de autoria do deputado Carlos Brandão (MA) que pede a vinda do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para prestar esclarecimentos sobre o financiamento para a realização das obras do Porto de Mariel, em Cuba. A pedido de outros deputados, Coutinho será questionado sobre outros temas, como financiamento ao grupo Friboi e Fundo Amazônia.

“É cada vez mais assombrosa a quantidade de dinheiro que sai daqui para outros países.  É necessário que presidente do BNDES esclareça por qual motivo há fartura de dinheiro para fora, enquanto falta aqui dentro”, disse Brandão ao citar não apenas o financiamento bilionário do porto cubano, mas também para obras em países como Venezuela e Angola.

Durante o debate deste requerimento, o deputado Luiz Fernando Machado (SP) criticou a ofensiva do PT de restringir os temas da audiência com Luciano Coutinho. ”Estão promovendo um patrulhamento intelectual para que seja tratado somente o que querem”, reprovou.

Dos US$ 957 milhões gastos no porto cubano,  US$ 682 milhões (71%) foram financiados pelo BNDES. A inauguração do empreendimento ocorreu em 27 de janeiro  com a presença de Dilma Rousseff. Brandão também alerta para a  falta de transparência das operações de concessão de crédito pelo banco de fomento, o que tem enfraquecido a credibilidade da instituição.

(Da redação)

Compartilhe:
26 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *