Relação fortalecida


Barbosa apoia cooperação do Brasil com Moçambique em saúde

Barbosa apoia cooperação do Brasil com Moçambique em saúde Foto Marcelo RechO deputado Eduardo Barbosa (MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), destacou nesta terça-feira (25) que a cooperação do Brasil com Moçambique na área da saúde, deve ser fortalecida. Na oportunidade, ele se reuniu com parlamentares moçambicanos que integram o Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV e AIDS da Assembleia Nacional.

Em diálogo com os deputados Saimone Muhambi Macuiana, Caifadine Paulo Manasse e Beatriz Changula Gama Ajuda, Barbosa elogiou o papel da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no desenvolvimento de pesquisas e na cooperação internacional. A fábrica de produção de antirretrovirais, localizada na cidade da Matola, província de Maputo, conta com o suporte da Fiocruz.

Quando estiver funcionando plenamente, a fábrica deverá produzir seis tipos de antirretrovirais e 21 medicamentos genéricos e terá uma capacidade produtiva de 371 milhões de unidades farmacêuticas ou 226 milhões de antirretrovirais e 145 milhões de outros medicamentos. O projeto de produção de antirretrovirais em cooperação com o Brasil teve início em 2003.

De acordo com Eduardo Barbosa, a quebra de patentes feita pelo Brasil há 16 anos foi determinante para que os países mais pobres tivessem acesso a este tipo de medicamento. “Desde então, o Brasil é uma referência mundial na prevenção e no combate ao HIV e AIDS”, explicou. O Brasil investirá um total de US$ 23 milhões no projeto com Moçambique.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
25 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *