Discurso mudou


Após rebaixamento, petistas partem para o ataque contra agência elogiada por Lula

Logo após o rebaixamento do Brasil na classificação da Standard & Poor’s, começaram os ataques do PT contra a agência. O Ministério da Fazenda divulgou nota na noite de segunda-feira (24) afirmando que a decisão “é inconsistente com as condições da economia brasileira”. O discurso mudou completamente desde 2008, quando o ex-presidente Lula exaltou o aval da S&P à aplicação segura de investimentos no país.

Na época, o petista comentou a notícia de que o Brasil passou a ser “investment grade”. “Não sei nem falar direito a palavra, mas se formos traduzir para uma linguagem que todos os brasileiros entendam poderia dizer que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias”, disse Lula.

Em plenário, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) tentou minimizar o estrago causado pela classificação chamando as opiniões da agência de “absolutamente irresponsáveis”.  “E nós hoje vemos jornais e sites dando ampla divulgação a uma bobagem, a uma besteira”, desmereceu.

Segundo a S&P, o Brasil foi rebaixado ao nível da Rússia e da África do Sul, que fazem parte do Brics, ficando atrás de Índia (BBB) e China (AA-).

(Da Redação)

Compartilhe:
25 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *