Mobilização


Oposição busca assinaturas em defesa da instalação da CPI mista da Petrobras

senadoApós reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (25) na Liderança do PSDB no Senado, parlamentares da oposição decidiram buscar assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar desmandos na Petrobras. A reunião foi convocada pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e contou com a presença de parlamentares do DEM, PDT, Solidariedade e PMDB.

Os líderes do PSDB e da Minoria, Antonio Imbassahy (BA), e Domingos Sávio (MG), respectivamente, foram ao Senado, assim como outros deputados da bancada.

Play

Imbassahy destacou que a criação da CPI é uma “necessidade” e que o PSDB e os partidos oposicionistas dialogarão com os outros membros do Congresso Nacional. “Exporemos a todos a importância da preservação da Petrobras”, declarou.

Para viabilizar a instalação do colegiado, é necessário coletar 27 assinaturas de senadores e outras 171 de deputados. Devem ser objeto de investigação o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos EUA, os indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM, suspeitas de superfaturamento na construção de refinarias e denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar faltando equipamentos primordiais para a segurança.

De acordo com Sávio, o colegiado é essencial para cobrar explicações do governo. “Nós queremos instalar uma CPI para que a gente investigue com poder de convocar e de abrir sigilo bancário porque há muita sujeira por trás disso. Isso está a cada dia mais evidente. Nós precisamos investigar a fundo esse assunto”, declarou.

Conforme destacou, a instalação de uma CPI no Congresso é uma prova da união entre as oposições e do interesse em buscar transparência na gestão da estatal. “A reunião foi muito positiva. E deixou claro que nós da oposição estamos unidos e preparados para desempenhar um dos nossos papéis mais importantes – cobrar o governo federal quando constatamos que há algo errado em curso”, afirmou Sávio.

Frentes na Câmara e no Senado
Segundo Aécio Neves, a CPMI é uma “imposição dos fatos”. O presidente tucano diz confiar em conseguir o número de assinaturas necessário para abrir a comissão mista, mas paralelamente pode haver o estabelecimento apenas no âmbito do Senado. “A primeira que alcancemos é a que será instalada”, ponderou.

Da tribuna, o deputado Duarte Nogueira (SP) reiterou a importância da investigação da CPI. “Só uma Comissão Parlamentar de Inquérito vai ser capaz de investigar a fundo, mudar a gestão da Petrobras e salvá-la das garras deste governo, que a está enterrando como nunca se fez com qualquer empresa no país”, afirmou. 

A aquisição de Pasadena é um dos piores negócios fechados pela estatal petroleira brasileira. Semana passada Dilma Rousseff, então presidente do conselho de administração da Petrobras,  alegou que permitiu a aquisição da refinaria baseada em um parecer técnico falho e inconsistente.

(Da redação com informações do site do PSDB e da Assessoria de Imprensa da Liderança do PSDB no Senado/Foto: Alexsssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
25 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *