Jornalismo sério


Izalci homenageia Edilson Cid Varela, fundador do Correio Braziliense

12519236183_b65ea9354e_hO deputado Izalci (DF) participou nesta segunda-feira (24) de sessão solene em homenagem póstuma ao fundador do Correio Braziliense, Edilson Cid Varela. O tucano exaltou características de Varela, como a defesa da imprensa livre, e destacou a importância de seu trabalho no desenvolvimento da capital brasileira.

“Se estivesse vivo, Edilson Cid Varela completaria 101 anos. Mas o seu exemplo e o seu legado ultrapassarão séculos, enquanto viver o jornalismo sério e combativo”, disse Izalci da tribuna.

Além do jornal, Varela fundou a TV Brasília em 21 de abril de 1960 e presidiu o jornal durante 30 anos. “Estamos aqui hoje para homenageá-lo e, sobretudo, para dizer de seu legado ao jornalismo do país. Isso vale para o jornalismo de hoje, ora combativo, ora desacreditado, mas, acima de tudo, nosso maior patrimônio de defesa dos direitos do cidadão”, afirmou o tucano.

Na avaliação de Izalci, Varela foi peça importante na transição de um Brasil fechado para um país aberto e democrático. “Edilson foi personagem fundamental da história brasiliense, principalmente porque amou Brasília desde o dia em que pisou nesse solo do Planalto Central pela primeira vez”, disse.

Como ressaltou o parlamentar, Edilson Cid Varela apostou em uma imprensa livre que divulgaria os bons e maus momentos dessa transição. Por essa razão, o deputado afirma que o fundador do Correio Braziliense ganhou respeito credibilidade.  A sessão solene foi prestigiada por autoridades, amigos, parentes e pela viúva do homenageado, Nita Varela.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *