Exemplo de luta


Gomes de Matos participa de homenagem aos 130 anos da abolição da escravidão no Ceará

Em sessão solene realizada nesta terça-feira (18) pelos 130 anos da abolição da escravatura no estado do Ceará, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) homenageou um dos maiores defensores da cultura e 9807210306_43df0df61f_bda igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, Abdias do Nascimento, e o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas, Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar.

Para o tucano, Abdias do Nascimento foi exemplo de luta pelos seus ideais, além de contribuinte da construção da justiça social do Brasil, tornando possível a defesa do valor da cultura afro-brasileira. Entre as ações do líder, destaca-se a fundação, na década de 40, do Teatro Experimental do Negro, com destacada repercussão em todo o país.

“A atividade do nosso querido Abdias no Congresso Nacional, tanto na Câmara Federal quanto no Senado, possibilitou olharmos de forma atenta para todo o repertório da nossa cultura nacional, quer na música, quer na culinária, quer nas manifestações religiosas. Hoje, felizmente, o cenário é de valorização crescente desses produtos culturais que precisam cada vez mais ser preservados e exercitados”, lembrou.

O parlamentar ainda ressaltou a importância da luta do ícone do abolicionismo no estado do Ceará, Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Em 1881, junto a outros jangadeiros, o líder cearense recusou transportar até aos navios negreiros escravos que eram vendidos para o Sul do país. Ele chegou a afirmar no Porto do Mucuripe: “Nesse porto não embarcam mais escravos”. Isso serviu para que a mobilização nacional tomasse força até a assinatura da Lei Áurea.

“Celebrar os 130 anos da abolição da escravatura no Ceará é um reconhecimento a esses grandes cidadãos brasileiros: Abdias e Dragão do Mar, buscando acima de tudo a conscientização e a integração do nosso país. Nesse momento em que fazemos essa homenagem, em nome do PSDB, acreditamos que a luta contra a discriminação racial representa uma luta conectada com as grandes ações e aspirações do nosso país, para que nós possamos ter, cada vez mais, uma democracia mais consolidada, mais solidária”, finalizou o parlamentar.

A sessão foi requerida pelos deputados André Figueiredo (PDT/CE) e Benedita da Silva (PT/RJ).  

Nesta semana se comemora o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data, celebrada em 21 de março, faz referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 em Johanesburgo, na África do Sul.  Vinte mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid tentou deter a manifestação de forma violenta, resultando em 69 mortos e 186 feridos. 

(Da assessoria do deputado, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *