Contra a democracia


Tucanos criticam estratégia do governo de esvaziar plenário para adiar votação de vetos

Galerias cheias e plenário vazio: análise dos vetos precisou ser adiada por falta de quórum

Galerias cheias e plenário vazio: análise dos vetos precisou ser adiada por falta de quórum

Deputados do PSDB criticaram a manobra do governo para impedir a apreciação dos vetos na sessão do Congresso desta terça-feira (18). O governo pediu mais tempo para negociar com os parlamentares um texto substituto para o projeto sobre a criação de municípios (Projeto de Lei Complementar 406/08), vetado totalmente pela presidente Dilma Rousseff. Senadores obstruíram a sessão e não compareceram ao plenário.

Para o líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (MG), a estratégia de esvaziar o plenário vai contra a democracia. “Isso é o fechamento do Congresso. A obstrução é um atentado contra a democracia”, declarou.

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) criticou a submissão do Legislativo a pressões do Planalto. “O Congresso, quando não está debaixo da toga [do Judiciário], está debaixo da saia [da presidente]”, disse.

De acordo o parlamentar, a postura da presidente Dilma em relação à criação de municípios é contraditória. “A justificativa para o veto foi esdrúxula. A proposta foi vetada porque não tinha dinheiro para as despesas, mas o próprio governo manda um projeto para criar municípios”, afirmou.

Segundo o deputado Carlos Brandão (MA), o direito de apreciar o veto foi negado ao Congresso. “A presidente Dilma ia sofrer uma grande derrota e resolveu fazer um acordo com o Senado. Não se pode fazer esse boicote”, disse. “A matéria foi bastante discutida no Senado e aprimorada para não haver excesso na criação dos municípios”, acrescentou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto : Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 março, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Contra a democracia”

  1. Roberto disse:

    Trata-se de prática viciosa e antidemocrática, que é guiada mais em torno dos interesses do governo petista do que pela vontade popular dos eleitores desses tiranossauros cheios de poder que se dão ao direito de ferir de morte os anseios do povo à sombra da desinformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *