Diluir empréstimos


Depois de beneficiar compadres com recursos do BNDES, Lula muda discurso e defende pequenas empresas

O deputado Alfredo Kaefer (PR) demonstrou indignação com a defesa tardia do ex-presidente Lula de que o BNDES mude o foco da política de incentivos e diversifique os empréstimos, pé4deixando de priorizar empresas de grande porte. Conforme destacou o tucano, os generosos incentivos às “campeãs nacionais” começaram no governo do petista.

“Agora? Depois de beneficiar as grandes empresas, toda a turma de amigos e compadres? Por que não viram isso antes? Na gestão dele, Lula mandou dar dinheiro para as grandes corporações e agora está vendo que tem que diluir os empréstimos. É um absurdo isso”, criticou.

De acordo com o “Painel”, do jornal “Folha de S.Paulo”, Lula defendeu a mudança durante reunião reservada com cerca de 50 empresários na última sexta-feira (15). “Estou convencido de que é mais importante emprestar pouco a muitos do que emprestar muito a poucos”, afirmou o petista, em reunião ocorrida na chácara da família Martinez, controladora da emissora de rádio e TV CNT, no Paraná.

Segundo a coluna, o ex-presidente disse que tem “respeito” pelas firmas que receberam generosos incentivos no âmbito da política de criação das “campeãs nacionais”, lançada em seu próprio governo, mas disse que o novo rumo seria “benéfico” para o país.

“O erário público transferiu R$ 300 bilhões nos últimos anos para o BNDES e grande parte disso foi aplicado em empresas cujos donos eram amigos do rei”, acrescentou Kaefer.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola) 

Compartilhe:
17 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *