Comércio exterior


A pedido de Kaefer, comissão debaterá restrição que prejudica frigoríficos brasileiros

kaeferA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  aprovou requerimento do deputado Alfredo Kaefer (PR) para realização de audiência pública que irá discutir a limitação da atividade dos Entrepostos de Carnes e Derivados na exportação de miúdos bovinos para Hong-Kong (China) e os prejuízos aos frigoríficos.

Segundo informações publicadas no jornal “O Estado de S. Paulo”, a briga judicial começou quando a decisão da pasta limitou a atuação dos Entrepostos de Carnes e Derivados (ECDs).  A norma impedia os ECDs de comercializar os produtos vindos de frigoríficos não habilitados a exportar sem que houvesse modificações na situação sanitária nacional. A ação foi movida pelo presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar.

Kaefer afirmou que este assunto é grave e prejudica os pequenos e médios frigoríficos. “Os grandes produtores de carne são beneficiados e contemplam sua estrutura na produção na forma de realizar a exportação”, ressaltou o parlamentar. Segundo ele, a exportação de miúdos de boi movimenta US$ 300 milhões anualmente no Brasil. O mercado cresceu nos últimos 10 anos com vendas para países da Ásia e África, especialmente Hong Kong.

No documento acatado pela comissão, o parlamentar pede a presença do Secretário de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA), Rodrigo Figueiredo; do diretor do DIPOA/SDA/MAPA, Leandro Feijó; do presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA), Wilson Roberto de Sá; do presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), Péricles Pessoa Salazar; e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil  (CNA), por meio da presença de Décio Coutinho.

(Da Assessoria de Imprensa do deputado federal Alfredo Kaefer/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *