Situação grave
Agricultura aprova audiência sobre a renegociação de dívidas de agricultores nordestinos
A Comissão de Agricultura aprovou nesta quarta-feira (12) uma série de pedidos de audiências públicas apresentados por tucanos. Requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) pede a discussão da renegociação das dívidas de produtores rurais atingidos pela seca no Nordeste.
Apesar de liberações da área econômica, os agricultores continuam em situação grave. “Segundo os dados oficiais do Inmet, as previsões são de uma quadra invernosa abaixo da média, o que agrava a situação dos produtores endividados, haja vista a perspectiva de uma safra insuficiente para gerar recursos que possam vir a saldar as dívidas existentes”, justifica o tucano.
Gomes de Matos também solicita o debate do atual traçado da ferrovia Transnordestina e os impactos da obra na economia dos municípios. “Essa é uma obra essencial para a integração logística e a dinamização da economia de vários municípios da Região Nordeste, sendo fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial”, explica o parlamentar.
Miúdos bovinos
O colegiado acatou requerimento do deputado Alfredo Kaefer (PR) para realização de audiência sobre a questão dos miúdos bovinos exportados para Hong Kong e o prejuízo aos frigoríficos. Os miúdos, rejeitados pelos brasileiros, são apreciados em outras culturas.
Segundo o tucano, decisão do Ministério da Agricultura retirou os pequenos e médios frigoríficos do mercado de subprodutos bovino. A exportação de miúdos de boi movimenta US$ 300 milhões anualmente no Brasil. O mercado cresceu nos últimos 10 anos com vendas para países da Ásia e África, especialmente Hong Kong. “O Mapa feriu direitos adquiridos, sem consultas prévias à cadeia produtiva e com interesses não claramente explícitos.”, explica o parlamentar no documento.
Com o objetivo de coletar informações sobre o caso, a comissão aprovou ainda convite do deputado Duarte Nogueira (SP) ao Presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, Péricles Salazar, ao Secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo, e ao presidente global da JBS, Wesley Batista.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta