Medida ideológica


Marchezan define como “crime contra o Sul” possível apoio do BNDES a porto no Uruguai

marchezanO deputado Nelson Marchezan Junior (RS) afirmou nesta terça-feira (11) que a possibilidade de o governo federal financiar um porto no Uruguai, publicada nesta terça-feira (11) pelo jornal Valor Econômico, é “um crime contra o Sul do Brasil”.  O possível apoio do governo federal ao porto de Palenque, no Uruguai, incluiria o financiamento de R$ 1 bilhão via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 “Os três estados da Região Sul já pagam, em seu cotidiano, pelas políticas ideológicas do PT. Nós concorremos com Argentina, Uruguai e os outros vizinhos e vemos o governo sempre colocando os interesses partidários e ideológicos à frente dos da população do Sul. E agora há mais esse triste episódio”, afirmou.

Contestação

A medida é contestada por entidades do setor. A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec) redigiram uma carta em que condenam o plano.

O temor dos empresários é que a ação tire competitividade de portos como os de Rio Grande (RS), Paranaguá (PR) e outros em Santa Catarina.

“Nada contra os uruguaios terem o seu porto, mas se a construção for apoiada pelo BNDES estaremos financiando a criação de um hub port [porto concentrador de cargas] no país vizinho que fará concorrência direta aos portos da região Sul do Brasil”, disse o presidente da ABTP, Wilen Manteli, ao Valor Econômico.

BNDES

Marchezan Junior destaca que o possível financiamento ao Uruguai, somado à ajuda do BNDES ao Porto de Mariel, em Cuba, contrasta com a recusa do banco a apoiar produtores rurais.

“Os produtores rurais e de equipamentos agrícolas esperam, há meses, um financiamento do BNDES, que não chega nunca. O banco alega que não tem recursos. Mas eles aparecem na hora de ajudar aliados. A verdade é que o BNDES, sob o comando do PT, se tornou uma grande caixa preta”, contestou.

(Da Agência PSDB/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
12 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *