Gopac atuante


Seminário de combate à corrupção contribuirá para a conscientização, afirma Mendes Thame

O Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção (Gopac) promove, no próximo dia 19, o Seminário Internacional de Combate à Corrupção.  O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), diretor da organização no Brasil, acredita que essa será uma oportunidade para debater o enfrentamento da corrupção e encontrar mecanismos cada vez mais eficazes para prevenir, detectar, investigar e punir corruptos e corruptores.

“Nossa expectativa é de que esse seminário seja o início de um processo. Pois o evento é como um vagalume que brilha, mas não ilumina o caminho. O processo é algo construtivo que contribui para criar uma conscientização maior na sociedade para que defenda o combate à corrupção como algo imprescindível e permanente”, destacou o tucano.

Play

Foram convidadas autoridades políticas, representantes dos Três Poderes, de órgãos de fiscalização, pesquisadores e entidades do terceiro setor. A cerimônia de abertura vai contar com a presença do presidente mundial da Gopac, o senador mexicano Ricardo García Cervantes.

Entre os expositores confirmados estão o ministro Augusto Nardes, presidente do TCU; Rafael Franzini, representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime; Jorge Hage, presidente da CGU; Gill Castelo Branco, fundador da ONG Contas Abertas; Rogéria Gieremek, da Compliance Latam-Serasa Experian; os jornalistas Ricardo Gandour, do Estadão, Eliane Catanhêde, da Folha de S.Paulo, Fábio Pannunzio, da TV Band e Eurípides Alcântara, diretor de redação da revista Veja.

O Capítulo Brasileiro da Gopac foi instalado em junho do ano passado no Congresso Nacional, sob a direção de Mendes Thame. O grupo é multipartidário e composto por 11 deputados e dois senadores. A Gopac está foto do semináriopresente em 54 países, nos cinco continentes. Essa organização mundial prepara manuais, oferece treinamento jurídico e realiza workshops, habilitando parlamentares ao redor do mundo no combate à corrupção. Ela também auxilia a introdução de propostas legislativas que promovam boa governança.

“Um dos objetivos do Gopac é essa troca de experiências entre os parlamentares para que aquilo que deu certo em um país possa ser copiado em outros de tal forma que, de um ponto de vista global, o combate à corrupção avance e a gente crie regras que protejam o erário”, explica o parlamentar

O Seminário Internacional de Combate à Corrupção foi dividido em cinco painéis: 1) O papel do Legislativo na fiscalização e no aprimoramento de um arcabouço legal contra a corrupção; 2) O papel da imprensa no combate à corrupção; 3) O papel dos órgãos de Estado no combate à corrupção; 4) Reforma política com vistas ao combate à corrupção; 5) O papel do terceiro setor (sociedade civil) no combate à corrupção.

O deputado Marcus Pestana (MG) será um dos expositores, no painel 4, e o senador Alvaro Dias (PR) será o moderador. Thame acredita que haverá continuidade nos debates após o encontro, já que o assunto tem despertado bastante interesse em todo Brasil. “Já há pedidos de vários estados querendo fazer seminários semelhantes após esse de Brasília. Então certamente o processo terá capilaridade”, disse.

Serviço:

Seminário Internacional de Combate à Corrupção

Data: 19  de março de 2014, das 9h às 20h

Local: Auditório Nereu Ramos, Anexo II

Inscreva-se: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=11109

(Reportagem: Djan Moreno com informações da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
11 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *