Perda inestimável


De luto, deputados destacam capacidade de articulação e de liderança de companheiro de partido 

A morte do deputado Sérgio Guerra (PE) está sendo muito lamentada por companheiros de bancada.  Vários tucanos se manifestam nesta quinta-feira (06) em homenagem ao ex-presidente nacional do partido. Em várias delas, o destaque para a atuação dele em prol da união e do fortalecimento da legenda, em especial no período em que Guerra esteve à frente do PSDB (2007-2013), além da reconhecida capacidade de articulação política. Confira as manifestações: 

“Estamos todos muito entristecidos com o falecimento do amigo e companheiro de tantas jornadas pelo PSDB, Sérgio Guerra. Sua incansável luta contra a doença repetiu a mesma força, esperança e otimismo com os quais conduziu sua vida pública – como deputado federal, senador da República, secretário de Estado e dirigente partidário.  Sérgio Guerra deu contribuições inestimáveis ao fortalecimento do PSDB, como seu presidente, como coordenador de duas campanhas presidenciais e, mais recentemente, como presidente do ITV (Instituto Teotônio Vilela). Sempre foi um fiel defensor dos princípios democráticos e sempre lutou por um Brasil melhor.”  
Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara (leia íntegra)

Play

 “Vamos sentir falta de um político nacional que tinha uma grande qualidade: o de saber ouvir, a capacidade de articular. Sergio é o presidente mais longínquo da história recente  do nosso partido. Coordenou duas  eleições presidenciais e ajudou a consolidar o PSDB em Pernambuco. Para nós, do PSDB, para a família de Sérgio e para os amigos, é uma grande perda. Mas fica a clareza na memória o gesto de alguém que viveu uma vida pública  com tanta intensidade. Sérgio Guerra era essencialmente um homem da vida  pública.  Ficam os nossos sentimentos e que Sérgio seja muito bem acolhido nessa sua passagem.”
Deputado Bruno Araújo (PE)

Guerra concede entrevista coletiva acompanhando pelos deputados; liderança reconhecida por todos.

Guerra concede entrevista coletiva acompanhado pelos deputados; liderança reconhecida por todos.

O PSDB de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do deputado federal Sérgio Guerra. Companheiro fiel e dedicado, ele foi um brasileiro que honrou os cargos que ocupou, um lutador incansável na construção de um país mais justo e democrático. Possuía uma visão política extraordinária e a sensibilidade social dos grandes homens públicos com a qual ajudou a consolidar o PSDB em todo o país.”
Deputado Duarte Nogueira, presidente estadual do PSDB-SP

“O PSDB do Maranhão lamenta profundamente o falecimento do deputado federal Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, atual presidente do diretório do PSDB em Pernambuco e do Instituto Teotônio Vilela – ITV. Nosso partido vivencia um cenário importante e, perdê-lo, significa também deixar de contar com a intervenção de alguém com notória capacidade de articulação.
Deputado Carlos Brandão (MA), presidente do PSDB-MA

“Foi com muita tristeza que recebi a noticia da morte do deputado federal e grande companheiro Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB. Ele deu uma valiosíssima contribuição ao partido e ao país, com sua incansável defesa da democracia e luta por um Brasil melhor. Vai fazer muita falta! À sua família, meus mais sinceros sentimentos.”
Deputado Carlos Sampaio (SP)

“A tristeza que abate hoje não só os tucanos, mas a política brasileira é de perder um grande líder que venceu muitas batalhas. Ele uniu os tucanos, trazendo todos para o centro do debate e mostrando que o mais importante era o Brasil e o papel do PSDB como oposição. Vou sentir muito sua falta. Foi ele quem me acolheu quando cheguei a Brasília, como deputado. Me tratou com respeito e dignidade e me deu oportunidade. Era assim que ele fazia com todos, dos mais grandes líderes aos mais novos políticos.” 
Deputado Nilson Leitão (MT)

“Lamentamos profundamente a perda do deputado Sérgio Guerra. O país perde um extraordinário homem público, e a oposição, um dos seus principais líderes. Perde um político com grande capacidade de análise e acurada sensibilidade social. Quero expressar meu pesar e minha solidariedade aos familiares, amigos e correligionários.”
Deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP)

“O Brasil perde uma peça importante da história política nacional. Sua obstinação na luta contra o câncer e a paixão que tinha pela família e pelo povo brasileiro deve ser seguido por todos nós. Perdemos um grande homem, mas a vida de Sérgio Guerra já está eternizada na história brasileira.”
Deputado João Campos (GO)

Triste notícia a perda do grande amigo, parceiro e ex-presidente do PSDB deputado Sérgio Guerra. Uma voz serena,experiente e sábia.
Deputado Marcus Pestana (MG), presidente do PSDB-MG

“Nesta manhã, o PSDB se despede de Sérgio Guerra, um homem de suma importância para o partido. Fomos colegas na Câmara dos Deputados e na Executiva Nacional do PSDB – em todas as situações, ele sempre me apoiou. O PSDB perde um grande quadro e o País perde um parlamentar competente. Neste momento de luto, dedico minhas orações e condolências aos familiares e amigos do Sérgio Guerra”.
Deputado Reinaldo Azambuja (MS)

“Triste pela morte do amigo Sérgio Guerra. Ativo, combativo e muito preparado. Ele era um amigo fraterno, um homem lúcido, sereno, experiente e sábio. Irreparável perda.”
Deputado Ricardo Tripoli (SP)

 “Não apenas o PSDB perde um excelente quadro como a política nacional como um todo perde um homem sério, competente e um exímio articulador. Um político que por onde passou deixou grandes realizações”, afirmou.”
Deputado Eduardo Barbosa (MG)

“Um grande homem público e um parlamentar exemplar. O Parlamento brasileiro sentirá a falta de Sérgio Guerra.”
Deputado Nilson Pinto (PA)

“Registro aqui meu profundo pesar pela morte do amigo e deputado federal pernambucano Sérgio Guerra. Que Deus conforte sua família nesta hora dolorosa.”
Deputado William Dib (SP)

“Recebi hoje com muito pesar a notícia do falecimento do meu companheiro de bancada. Sempre admirei sua precisão na avaliação política e a serenidade nas palavras.”
Deputado Luiz Carlos (AP)

“Estou profundamente triste e abalado com a perda do meu amigo e deputado federal, Sérgio Guerra. Presto minha solidariedade à estimada família deste meu grande companheiro que tanto lutou e realizou por todos nós brasileiros.”
Deputado Rodrigo de Castro (MG)

“É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do meu grande amigo Sérgio Guerra. Homem íntegro, probo, político de moral que conduziu muito bem o nosso partido por anos. Meu irmão, saiba que, assim como o exemplo, você também nos deixa muitas saudades. Um abraço afetuoso. Esteja em paz.”
Deputado Paulo Abi-Ackel (MG)

Com muita tristeza temos esta notícia no mesmo dia em que faleceu Mário Covas, outro grande líder que o Brasil teve e também de nosso partido. Sérgio Guerra era um companheiro, amigo, militante, grande figura do nosso partido. Que Deus o abençoe, ilumine e que conforte sua família e amigos.”
Deputado Luiz Carlos Hauly (PR)

“Mais um gigante se distancia fisicamente de nosso partido, de nosso Parlamento, de nossa política. Sérgio Guerra foi um homem de exemplar e extenso currículo. Foi o antecessor de Aécio Neves na presidência do PSDB e, quando presidente, reestruturou nosso partido aproximando ainda mais o brasileiro dos políticos tucanos, promovendo o debate sadio, interativo e dinâmico. Foi um grande economista, senador, deputado federal e estadual, sempre em defesa de seu estado Pernambuco. Sempre em defesa de seu país.”
Deputado Marco Tebaldi (SC)

“Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do deputado federal Sérgio Guerra. Ele era um grande amigo e figura importantíssima na política brasileira, sobretudo para o Nordeste. Deixa muitas saudades e boas lembranças. Deixo minhas condolências à família. Que Deus possa confortá-los neste momento tão difícil.”
Deputado Ruy Carneiro (PB)

“Meus sentimentos a toda a família do deputado Sérgio Guerra. Ele foi presidente do PSDB e um dos grandes responsáveis por ampliar o diálogo do partido com a sociedade. Modernizou o processo de comunicação, investindo em mídias sociais para ouvir jovens, mulheres e minorias.”
Deputada Mara Gabrilli (SP)

“Meus sentimentos a toda a família do amigo e deputado federal Sérgio Guerra (PE). O Brasil perde um grande líder!”
Deputado César Colnago (ES)

“Triste pela morte do amigo Sérgio Guerra. Ativo, combativo e muito preparado. Ele era um amigo fraterno, um homem lúcido, sereno, experiente e sábio. Irreparável perda.”
Deputado Ricardo Tripoli (SP)

“Lamento muito o falecimento hoje de nosso amigo colega de partido Sérgio Guerra. Meus sentimentos a toda a família. Descanse em paz!”
Deputado Vanderlei Macris (SP)

“Em meu nome e do PSDB Acre me solidarizo com a família e com os amigos do deputado Sérgio Guerra desejando a eles força neste momento de tristeza.”
Deputado Marcio Bittar (AC)

“Sérgio Guerra foi um grande líder, um importante presidente do PSDB e um grande estadista. Ele deixa uma grande lacuna na política brasileira e, em especial, do estado de Pernambuco. Sérgio Guerra fará uma falta muito grande ao nosso partido. Lamentamos seu falecimento e nos solidarizamos com todos os amigos, correligionários e familiares.”
Deputado Pinto Itamaraty (MA)

“Perdemos um guerreiro, um líder nato, que soube fazer oposição com responsabilidade, conduziu o processo de forma equilibrada e com consenso. Ele foi alguém que soube unir o partido e que vai fazer realmente muita falta em nosso meio.”
Deputado Izalci (DF)
 

“Estou triste com a morte do amigo e grande democrata Sérgio Guerra. Meus sinceros sentimentos a seus familiares, em particular aos 4 filhos que deixou, e a todo o povo de Pernambuco, pela perda de um grande homem.”
Deputado Luiz Pitiman (DF)

“Recebo, com profunda tristeza, a notícia da morte do meu amigo deputado Sergio Guerra. O Brasil perde um homem público de grande qualidade.”
Deputado Otavio Leite (RJ)

“Com a morte de Sérgio Guerra, o PSDB, Pernambuco e o Brasil perdem um político de compromisso e ação. Meus sentimentos para sua família.
Deputado licenciado José Aníbal (SP)

“Lamento profundamente a morte do amigo e companheiro de lutas, deputado Sérgio Guerra. Meus sentimentos e força aos familiares.”
Deputado licenciado  Edson Aparecido (SP)

 “Com a morte de Sergio Guerra, eu acabo de perder um grande amigo, o PSDB perde um de seus generais e o Brasil um politico de visão ampla.”
Deputado licenciado Narcio Rodrigues (MG) 

Hoje faleceu um grande amigo e mentor, o deputado Sérgio Guerra. Triste, me solidarizo com sua família e dou testemunho de seu amor pelo Brasil.”

Deputado suplente Rogério Marinho (RN)

(Reportagem: Marcos Côrtes, Edjalma Borges e Djan Moreno/Fotos: Alexssandro Loyola e George Gianni/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
6 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *