Minuto de silêncio


Em plenário, colegas de diversos partidos reverenciam tucano e defendem sessão solene 

Deputados de diferentes partidos registraram em plenário pesar pela morte de Sérgio Guerra (PE). No início da sessão desta quinta-feira (6), parlamentares

Parlamentares fazem minuto de silêncio pelo falecimento do tucano.

Parlamentares fazem minuto de silêncio pelo falecimento do tucano.

apresentaram requerimento sugerindo a realização de homenagem ao tucano “para reverenciar a figura imperecível do saudoso homem público que dignificou a vida pública brasileira”.

Play

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) destacou o trabalho desempenhado por Guerra tanto na Câmara quanto no Senado. “Ele pôs à prova o seu talento fulgurante e invejável espírito público, levando à tribuna questões importantes para o Nordeste e o país”, disse. Segundo ele, as iniciativas do tucano no Congresso evidenciaram sua sensibilidade para analisar e defender aspectos da conjuntura política, econômica e social. Benevides prestou condolências em nome de toda a bancada do PMDB.

Em nome do PT, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) afirmou que Sérgio Guerra dignificou o papel de opositor. “Foi presidente do principal partido da oposição brasileira. Soube trabalhar, soube cumprir o seu papel e soube, com civilidade, trazer os embates para a casa das divergências”, observou. Ele manifestou pesar e solidariedade à família e aos correligionários do político.

O deputado Izalci (DF) fez a leitura da nota oficial divulgada pela Executiva Nacional do PSDB e pediu a divulgação do texto nos meios de comunicação da Casa. Ele leu ainda a nota oficial do líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), que falou em nome de todos os tucanos.

O Brasil está de luto pela perda de um grande homem público, ressaltou Jorginho Mello (PR-SC). “Eu fui do PSDB durante muitos anos e convivi com ele, um homem preparado, um pernambucano que honrou seu estado e honrou o Brasil, que foi Senador e que nos deixa com pouca idade. Que Deus dê a ele o descanso eterno e paz a sua família, aos seus quatro filhos.”, completou.

Para Domingos Dutra (SDD-MA), a Câmara perde uma figura serena, correta, calma e educada. Ele cobrou esforço do mundo e do Brasil em investimentos no combate ao câncer, que faz vítimas no mundo inteiro. “A despedida de Sérgio Guerra deve levar a uma reflexão de que o Poder Público tem que juntar esforços nas pesquisas, no combate ao câncer, que mata milhões e milhões de pessoas no mundo e no Brasil”, finalizou.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) lembrou a história do tucano na vida política. “Sérgio Guerra deixa uma marca muito grande nesta Casa, como deixou — e ficará registrada —no Senado Federal, como deixou e ficará eternamente marcada na Assembleia Legislativa e por onde ele passou, pelos partidos por que passou, pelas Secretarias por onde passou e na sua família”, disse. Patriota pediu a todos orações para o colega.

Com a morte do deputado, a sessão de debates do plenário foi cancelada. Antes da suspensão, os parlamentares presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Sérgio Guerra. A sessão do Senado também foi cancelada.

(Da redação/ Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
6 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *