Memória


Políticos de diversos partidos manifestam pesar e exaltam talento para o diálogo

A morte do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra repercutiu rapidamente nas mídias sociais e em veículos de comunicação de todo o país. Autoridades e parlamentares dos mais diversos partidos lamentaram o falecimento de um dos principais articuladores do PSDB e destacaram a capacidade política do deputado. “Foi com pesar que tomei conhecimento da morte do deputado federal Sérgio Guerra. Aos amigos e familiares, solidarizo-me neste momento de dor”, disse, por meio de nota de pesar, a presidente Dilma Rousseff.

Também em nota, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), falou de sua relação com o tucano, a quem via  como “um amigo e aliado”. “A perda de Sergio Guerra nos entristece profundamente. Convivo com ele há mais de 30 anos. Fomos colegas de secretariado duas vezes e colegas de Parlamento em três mandatos, compartilhando momentos importantes da vida brasileira, sempre mantendo a capacidade do diálogo e o desejo do entendimento que constrói dias melhores para o país e para o nosso povo”, destacou Campos. Segundo ele, Guerra “lutou todos esses anos para a construção de um Pernambuco melhor e de um Brasil mais justo.

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apontou qualidades do colega de Parlamento. “É um homem público que honrava Pernambuco e o Nordeste. Dedicou a sua vida à boa política. E o diálogo sempre foi seu caminho”, disse.

A Executiva Nacional do DEM também divulgou nota de pesar. “O Democratas manifesta profundo sentimento de perda pelo falecimento de Sérgio Guerra, valor inestimável de combatividade e espírito público. Pernambuco e o Brasil vão sentir muita falta do sempre presidente Sérgio Guerra”, diz o texto assinado pelos líderes do Senado, José Agripino Maia (RN), e da Câmara, Mendonça Filho (PE).

O senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) também se manifestou. “Pernambuco perde um político de dimensão nacional. Sérgio Guerra sempre revelou atributos de liderança e grande capacidade de articulação. Quero nesse momento apresentar a toda a família a expressão de pesar e solidariedade”.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que “Sérgio Guerra era o retrato da credibilidade, da seriedade e do bom senso. O Brasil perde uma grande personalidade que vai deixar uma lacuna no quadro da política brasileira”, disse. O também senador Roberto Requião (PMDB-PR) prestou solidariedade à família do tucano pelo Twitter. “Faleceu meu amigo Sergio Guerra, ex presidente do PSDB. Pêsames sentidos à família”, publicou.

O ex-presidente do PT José Eduardo Dutra disse que sempre debateu com o pernambucano de forma “dura, mas respeitosa”: “Lamento a morte do Sérgio Guerra. Em 2010 debati várias vezes com ele na TV, sempre de forma dura, mas respeitosa. Condolências à família”, disse o petista. 

Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), também fez menção a algumas das principais características de Guerra. “Registro que, apesar de sempre termos estado em campos opostos, eu respeitava o trabalho dele. Sempre foi um bom articulador da oposição. E sempre tive uma relação de cordialidade com ele. É um político do nosso estado que se destacou na oposição”, disse. 

(Reportagem: Djan Moreno)

 

Compartilhe:
6 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *