Ajuda milionária


Governo federal inverte prioridades ao financiar portos em países vizinhos, dizem tucanos

O financiamento de portos em países vizinhos revela a inversão de prioridades do governo federal, na avaliação de deputados do PSDB. Após investir US$ 802 milhões na construção do Porto de Mariel, em Cuba, a 8142532282_2368d6904c_bpresidente Dilma Rousseff prometeu ao presidente do Uruguai, José Mujica, que o Brasil financiará 80% de uma unidade naquele país, a um custo estimado de US$ 500 milhões. Já em solo brasileiro, a gestão petista não realiza investimentos desse porte para melhorar a infraestrutura.

Na avaliação do líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), nunca antes na história deste país se investiu tanto em portos de outros países. “Enquanto isso, nos portos brasileiros é aquele Deus nos acuda – caminhões ficam dias nas filas quilométricas esperando descarregar e parte da safra apodrece na beira da estrada. Prejuízo para os produtores e para o Brasil, que perde competitividade”, afirmou em seu perfil no Facebook.

Play

Para Alfredo Kaefer (PR), o Executivo deveria priorizar a infraestrutura nacional. “É decepcionante você ver anúncios de investimentos em um país vizinho enquanto esses recursos são tão vitais e necessários aqui para o Brasil”, declarou.

10824915323_934613aff4_bSegundo Luiz Carlos Hauly (PR), a política adotada pelo governo é desastrosa. “O governo vem emprestando dinheiro para o exterior e prejudicando o desenvolvimento brasileiro. Falta investimento nos portos, nos aeroportos, nas estradas. Não há infraestrutura”, criticou.

De acordo com o deputado, os gargalos na infraestrutura minam a competitividade brasileira. “O atracamento de navios nos portos brasileiros gera um prejuízo muito grande. Esse dinheiro seria muito bem vindo para a infraestrutura do país”, disse.

O porto será construído em Rocha, no Uruguai, e o Brasil bancará a maior parte do valor por meio do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
5 março, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *