Atendimento rápido


Tebaldi lança projeto de teleassistência à terceira idade em nível nacional 

tebaldiO deputado Marco Tebaldi (SC) apresentou projeto de lei que pode proporcionar uma importante ferramenta à população de terceira idade. Trata-se da Teleassistência, um sistema de emergência que auxiliará idosos que tenham que permanecer sozinhos em seus lares.

O projeto prevê que seja lei a criação de um programa permitindo a a contratação, por preço popular, de um serviço de emergência. O painel central instalado na casa do idoso poderia dar o auxílio necessário ao cidadão que estiver em apuros. Quando foi prefeito de Joinville, Tebaldi foi pioneiro no país na implantação do serviço e logo os resultados apareceram. Em três anos foram emitidos 5.615 sinais de alerta, o que prontamente melhorou a qualidade de vida dos idosos.

Ao ser emitido o sinal, uma central de ajuda entra em contato, por meio do painel instalado, auxiliando o cidadão em viva-voz seja ao dar instruções de saúde, seja em contatar a família ou o SAMU, quando necessário. O botão que emite o sinal é remoto, ou seja, o idoso poderá leva-lo consigo em todos os lugares. Infelizmente a atual gestão na prefeitura de Joinville cancelou o serviço, deixando muitos cidadãos desamparados.

O deputado chama a atenção para a atual realidade, marcada por uma vida corrida e agitada, tirando as famílias das casas por um longo período do dia, seja para o trabalho diário, seja para os estudos. Com isso, muitos idosos permanecem sozinhos em seus lares. Os perigos são inúmeros para uma pessoa de terceira idade, como um derrame, um ataque cardíaco, escorregões que resultam em quedas, entre outros riscos. E o projeto de lei do deputado Tebaldi pretende auxiliar o idoso diante dessa situação de desamparo.

Tebaldi tem grandes expectativas quanto à aprovação da proposta. “Quando implantei esse serviço em Joinville, tivemos resultados positivos, além do esperado. Eu espero que possamos aprovar esse projeto, que será de grande valia para a população de terceira idade em todo o país, transformando esse serviço em programa de Estado, evitando que prefeitos cancelem o serviço e privem a população idosa desse benefício”.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *