20 anos do Real
Tempo de mudanças: estabilidade alcançada pela moeda depende de novos rumos, dizem deputados
Deputados do PSDB participaram nesta terça-feira (25) da sessão solene em comemoração aos 20 anos do Plano Real e exaltaram as conquistas alcançadas graças à estabilidade econômica. Os tucanos destacaram o temor em relação aos rumos que a economia tem tomado na gestão do PT e alertaram para a necessidade de mudanças. O líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), considerou a cerimônia memorável e destacou a importância de Fernando Henrique Cardoso no processo de construção de um Brasil de economia sólida.
O ex-presidente da República foi homenageado pelos oradores e, durante discurso, lembrou momentos importantes da concepção da moeda que livrou os brasileiros da hiperinflação. Presidente de honra do PSDB, o tucano apontou novos caminhos para a nação. Antes do evento, ele foi recebido na Presidência do Senado.
“É uma sessão memorável. Na hora em que fazemos uma homenagem a Fernando Henrique estamos homenageando todo o povo brasileiro. O plano Real foi uma conquista extraordinária”, comemorou Imbassahy.
Para o líder tucano, o Real representou o fim de uma era de opressão e sofrimento para os trabalhadores, que viam o dinheiro sucumbir diante das prateleiras. “A inflação ficou definitivamente dominada, a economia sob controle, o país estabeleceu as bases para o crescimento econômico e para a distribuição de renda, e os programas sociais também evoluíram”, destacou.
Imbassahy afirmou que Fernando Henrique é motivo de orgulho. Segundo ele, o ex-presidente, principal responsável pelo Plano Real, honra não só o partido, mas toda a classe política. “Ele nos passa um entusiasmo muito grande e aponta os caminhos para o futuro. Por isso, a nossa confiança é de que o país vai reencontrar os seus rumos. Haverá mudança e será um novo ciclo de desenvolvimento para todos”, ressaltou o líder.
O 1º vice-líder do partido, deputado Vanderlei Macris (SP), também destacou a brilhante atuação de Fernando Henrique como protagonista do Plano Real. Segundo ele, o então ministro da Fazenda soube conduzir o processo com habilidade e transparência, apesar dos agouros e da tentativa do PT de desmoralizar a proposta. “O Plano Real deu autoestima aos brasileiros, recuperou a economia do país. É algo que deve e precisa ser lembrado como marco fundamental na mudança de patamar do país a partir daquele momento”, disse.
Confira declarações de outros deputados do PSDB:
“O Plano Real foi uma conquista de todos os brasileiros promovida pelo PSDB e seus aliados num momento histórico. Além de comemorar o Plano Real, é importante trabalhar para preservar, mas o PT não tem essa sensibilidade.”
Domingos Sávio (MG), líder da Minoria na Câmara
“Comemorar 20 anos de estabilidade mesmo estando, nos últimos anos, nas mãos de um partido que se opôs dramaticamente contra o Plano Real e contra a lei de responsabilidade fiscal é muito bom. Quando o PT chegou ao poder, não tinha nenhum plano alternativo e seguiu a cartilha do Plano Real. Hoje percebemos que o Brasil é outro e precisa novamente de reformas.”
Luiz Carlos Hauly (PR)
“Hoje comemoramos uma das mais importantes e benéficas conquistas do governo Fernando Henrique para o povo brasileiro. Por outro lado, olhamos para o futuro e cobramos da população que seja cada vez mais intransigente na cobrança de reformas necessárias para a melhora de sua condição de vida.”
Antonio Carlos Mendes Thame (SP)
“O Plano Real foi um movimento de ruptura em que se abandonou um câncer da economia: a inflação crônica, que chegava a 80% ao mês. O Real recolocou a economia e a sociedade nos trilhos, fundando o Brasil contemporâneo.”
Marcus Pestana (MG)
“O Plano Real é um divisor de águas. Com ele, o brasileiro passou a investir de fato na qualidade de vida, no conforto da sua casa, na tecnologia, no seu veículo. Foi uma revolução comercial, econômica e social no país.”
Nilson Leitão (MT)
“Eu observo que hoje não temos pessoas com eficiência para cuidar a questão econômica. O plano foi tão perfeito que está durando esse tempo todo, mas precisamos fazer um apelo para que a população entenda a necessidade da alternância do poder para cuidar novamente da economia.”
Luiz Pitiman (DF)
“Cabe ao PSDB olhar para frente e ter uma visão de Estado, uma visão cidadã em torno do Brasil para que possamos dar um salto a mais. Fazer o Plano Real 2.0, que na verdade é a qualificação das reformas que estão por vir.”
Duarte Nogueira (SP)
“Apesar da forte oposição do PT em 1994, as gestões petistas de Lula e Dilma seguem a mesma cartilha econômica criada pelo PSDB. Mas a incompetência na gestão do governo federal está ameaçando essa conquista dos brasileiros.”
Nelson Marchezan Júnior (RS)
“Estamos resgatando uma data em que o Brasil passou a ter tranquilidade e o respeito da comunidade internacional e dos próprios brasileiros. Temos que festejar sempre essa data com o nosso ícone, que é o Fernando Henrique.”
Carlos Sampaio (SP)
“Lembro que eu era adolescente na época e me questionava: será que isso vai deixar nosso país melhor? Foi uma das maiores conquistas econômicas das últimas décadas. Colocou o país em capacidade potencial de concorrer em condições de crescimento com outros países.”
Mara Gabrilli (SP)
“Com certeza foi uma medida que acabou com o dragão da inflação, restituiu renda e trouxe a possibilidade do planejamento na construção do futuro.”
César Colnago (ES)
“Essa solenidade nos faz refletir sobre o atual quadro do país. Se não existisse naquela época uma política administrativa do Plano Real, com certeza o Brasil teria ido à falência, como está acontecendo em outros países não só da Europa, mas da América Latina.”
Raimundo Gomes de Matos (CE)
“O Plano Real foi aprovado com muita dificuldade nesta Casa, com total rejeição e oposição do Partido dos Trabalhadores, que não aceitou e não contribuiu para a estabilidade econômica deste País. É graças ao Plano Real que hoje nós temos todas as condições de fazer um planejamento — mas infelizmente não fazem — para o nosso País, para os nossos Estados e para os nossos Municípios, repito, é graças a essa estabilidade.”
Izalci (DF)
(Reportagem: Djan Moreno e Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola e George Gianni/ Áudio e Vídeo: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta