Prevenção


Colnago apresenta projeto para acabar com restrição de acesso à mamografia no SUS

12644038923_64827b0e49_bO deputado César Colnago (ES) criticou a portaria do Ministério da Saúde que prioriza os exames de mamografia para mulheres na rede pública apenas a partir dos 50 anos. O tucano apresentou Projeto de Decreto legislativo (PDC) no intuito de sustar a decisão do governo que diminui os repasses para a realização de mamografias ao excluir o direito à mamografia bilateral para mulheres entre 40 e 49 anos.

Em plenário, Colnago manifestou sua indignação com a portaria editada ainda na gestão do ex-ministro Alexandre Padilha. Conforme ressaltou, a decisão vai contra a legislação que garante o acesso a esse tipo de exames por parte de mulheres a partir dos 40 anos. O tucano lembra que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia,25% dos casos de câncer de mama no Brasil são detectados em mulheres entre 40 e 50 anos.

“Imaginem quantas mulheres condenadas à morte, quantas mulheres não terão o diagnóstico precoce para salvar suas vidas?”, alertou o deputado. Para ele, o ato foi agressivo e desrespeitoso com as mulheres. “Por isso, entrei com um projeto de decreto legislativo para que possamos rever essa portaria, rever essa posição do governo, porque ela é sem pé e sem cabeça”, afirmou, ao lembrar que com a atitude o governo pretende “reduzir gastos”.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
20 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *