Busca de um caminho


Kaefer aponta caminhos para solucionar dívidas de clubes de futebol

olO deputado Alfredo Kaefer (PR) participou na terça-feira (18) de audiência pública na Comissão Especial criada para debater a proposta do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte – PL 6753/13) visando solucionar as dividas dos clubes de futebol.  Integrante titular do colegiado, o tucano apontou caminhos para resolver essa pendência.

Durante a reunião o parlamentar afirmou que não será possível resolver determinadas dívidas do passado se for mantida como parâmetro, por exemplo, a Selic. Atualmente a taxa básica de juros é de 10,5% ao ano.  “Nenhum Refis no Brasil deu certo como a taxa Selic, que é um encargo financeiro, e não indexador de inflação”, explicou Kaefer ao se referir ao conhecido Programa de Recuperação Fiscal da Receita Federal.

O deputado disse também que dificilmente terá êxito a recomposição do parcelamento a prazo do Refis. “Isto só deu certo para empresa que destinou um percentual do valor dele. Não importa quanto tempo vai para os clubes tradicionais: se tiver dívidas de 20, 30, 50 ou 70 anos é melhor do que nunca. Esta é uma forma resolver o problema, pois a indexação deve ser inflacionária, e não financeira”, reforçou.

A Federação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) cobrou rápida definição do tema e reiterou o apoio ao projeto original do Proforte, que prevê o pagamento das dívidas em 20 anos, com possibilidade de que até 90% da parcela mensal seja quitada com a concessão de bolsas a atletas e investimento em equipamentos e infraestrutura.

Há várias versões para o tamanho da dívida dos clubes, até porque os balanços de 2013 ainda não estão fechados. Calcula-se que o valor total esteja em torno de R$ 5 bilhões.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
19 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *