Histórico de trabalho


 PSDB presidirá comissões de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores em 2014

12618482574_58a3c56326_hEm reunião de líderes nesta terça-feira (18) foi definida a distribuição das presidências de 22 comissões permanentes da Câmara para o ano de 2014. Terceira maior bancada na Casa, o PSDB optou pelos colegiados de Ciência, Tecnologia e Informática e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O partido já tem um histórico de trabalhos prestados no comando de ambas nos últimos anos.

O líder da bancada tucana na Casa, Antonio Imbassahy (BA), destacou a importância das comissões. “São dois colegiados importantíssimos e neles vamos colocar as coisas como devem ser: deixaremos bem claro que a presidente Dilma não controla o PT, que atenta contra a liberdade de imprensa e, além disso, não dá a atenção devida às forças armadas brasileiras”, afirmou.

Play

A CCTCI foi presidida em 2013 pelo deputado Paulo Abi-Ackel (MG). Este será o quarto ano consecutivo em que o PSDB estará à frente da comissão. Em 2011, ela foi presidida por Bruno Araújo (PE) e, em 2012, por Eduardo Azeredo (MG). A comissão analisa propostas relacionadas a expansão da radiodifusão, telecomunicações, inclusão digital, uso de softwares livres, entre outros temas. A resistência às teses autoritárias de controle da mídia, reiteradamente defendidas pelo PT, é uma das marcas do partido à frente do colegiado. 

Essa comissão surgiu em 1936 para tratar de comunicação e transportes. Com o tempo e os avanços na tecnologia,  ganhou novas atribuições e se separou dos transportes. Em 1985, o grupo é estabelecido como Comissão de Comunicação e Informática. Só em 1989 foi batizada com o atual nome.

Já a Comissão de Relações Exteriores foi presidida pelos tucanos Emanuel Fernandes (SP), em 2010, e Carlos Alberto Leréia (GO) em 2011. O colegiado existe desde 1936, época em que recebia a denominação de “Diplomacia e Tratados”. É responsável por tratar de relações diplomáticas, política externa, tratados internacionais, fronteiras, direito militar, declaração de guerra e outros assuntos.

 (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola / Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *