Trabalho nobre


Em sessão solene pedida por Hauly, Câmara homenageia 30 anos da Pastoral da Criança

hauly

Atendendo ao requerimento do deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a Câmara realiza nesta terça-feira (11), às 10h, sessão solene para homenagear os 30 anos de atuação da Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A pastoral atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. O objetivo é nobre: buscar o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

A pastoral foi fundada em 1983 em Florestópolis, norte do Paraná, sob a liderança de Geraldo Majella Agnelo e da saudosa médica pediatra e sanitarista Zilda Arns. Hauly destaca sua contribuição ao trabalho da pastoral. “Tive a honra de conseguir que Cambé fosse a segunda cidade brasileira a assumir o compromisso com a Pastoral da Criança, unindo o trabalho das secretarias da área social nos 30 bairros da cidade. O índice de mortalidade infantil deste município é um dos menores do Brasil. E este ‘milagre da vida’ se reproduziu em milhares de municípios do Brasil e do exterior”, lembrou o tucano, que foi prefeito daquela localidade.

Reconhecimento internacional

O parlamentar ressalta que o trabalho pioneiro da pastoral cresceu e ganhou reconhecimento internacional. A entidade atua em mais de 35 mil comunidades em todo o Brasil em quase 3,9 mil municípios, além de já ter levado essa experiência para outros 21 países da América Latina, África e Ásia, sendo reconhecida como uma das maiores organizações do mundo trabalhando pela qualidade de vida das crianças e suas famílias.

Em 2012, a pastoral acompanhou 1,3 milhão de crianças, 70 mil gestantes e 1 milhão de famílias. Enquanto no país o índice de mortalidade infantil chegou a 15,6%, nas comunidades atendidas pela Pastoral esse indicador foi de apenas 8,8% de óbitos por mil nascidos vivos.

A pastoral tem 202 mil voluntários, dos quais 110 mil são líderes que dedicam, em média, 24 horas ao mês ao trabalho de cuidar das crianças do Brasil. .

Serviço:

Sessão solene em homenagem aos 30 anos da Pastoral da Criança
Data: 11/02/2014, às 10 h
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Saiba mais sobre a entidade: http://www.pastoraldacrianca.org.br

(Reportagem: Edjalma Borges/Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *