Falta informação


Mara Gabrilli questiona ministro da Saúde sobre Política de Saúde Mental no SUS 

maraA deputada Mara Gabrilli (SP) apresentou requerimento para que o ministro da Saúde, Arthur Chioro, preste informações sobre a Política de Saúde Mental no âmbito do Sistema Único de Saúde.

A ação é fruto de um pedido da  Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre), entidade que desde 2002 atua na defesa dos direitos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com esquizofrenia. 

“A população não tem conhecimento sobre as possibilidades de tratamento aos que apresentam, sobretudo, um transtorno mental. Age-se com preconceito e estigma, excluindo-os do gozo de seus direitos e cerceando-lhes tratamento digno que poderia garantir sua reabilitação socio-ocupacional”, afirma Gabrilli. 

No mesmo documento, a deputada cobra a regulamentação da Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei Paulo Delgado, que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3% da população mundial sofrem com transtornos mentais severos e persistentes; 6% da população apresentam transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas; 12% da população necessitam de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual; e 24% apresentam algum tipo de transtorno mental. 

Para mais informações sobre a Esquizofrenia, acesse www.abrebrasil.org.br .

Confira a íntegra do requerimento de informações encaminhado para o Ministério da Saúde 

(Da assessoria da deputada/Foto: Alexssandro Loyola) 

Compartilhe:
10 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *