Aperfeiçoar programa


Projeto de Nilson Leitão aumenta para 36 meses prazo de quitação do Fies

O deputado Nilson Leitão (MT) apresentou nesta semana projeto de lei que estende para 36 meses o prazo de carência do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo de pagamento inicial era de seis meses. Passou a ser de 18 meses depois do aluno formado.

O tucano reconhece que houve avanços essenciais no Fies, possibilitando o acesso ao ensino superior a milhares de estudantes. A partir de 2011, passaram a valer as regras do denominado “novo Fies” e com isso os juros tornaram-se mais atrativos: caíram de 9% para 3,4% ao ano. No que toca à adesão, as inscrições passaram a ser aceitas ao longo do ano, e não só no início dos semestres.

Leitão destaca outras medidas importantes, como a criação de um fundo garantidor, que possibilitou a dispensa de fiador, e portaria que obriga todas as mantenedoras das Instituições de Ensino Superior (IES) a fazer adesão ao Fundo Garantidora (FGEDUC).

Na avaliação do parlamentar, ainda há necessidade de ajuste. “O recém-formado necessita de prazo para sua acomodação profissional. É comum que o ingresso no mercado de trabalho coincida com várias outras mudanças na vida do jovem profissional. Todo este movimento, pessoal e profissional, envolve gastos. Consideramos que após três anos de formado o profissional terá mais condições de arcar com o pagamento de seu débito”, avaliou.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *