Apagões


Macris apresenta requerimento para convocar ministro Edison Lobão em Plenário

O 1ºvice-líder do PSDB, deputado Vanderlei Macris (SP), protocolou nesta quarta-feira (5) requerimento (leia íntegra) que pede a convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para esclarecer o apagão da última terça-feira, dia 4. No requerimento,  o tucano ressalta os inúmeros problemas no setor elétrico. “Desde setembro de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff anunciou, em cadeia nacional de rádio e televisão, que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir de 2013, o país sofreu sete apagões de grandes proporções que alcançaram praticamente todos os estados brasileiros”, argumentou.

Para o parlamentar, houve benefício sem investir no setor. “A autoridade máxima do setor elétrico do país, o ministro Edison Lobão, mais uma vez bradou que ‘o risco de faltar energia elétrica no Brasil é zero’, tão verdadeiro como sua afirmação frequente que ‘o sistema elétrico do Brasil é robusto e confiável’”.

Segundo informações do presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, o consumo elevado de energia e o baixo nível dos reservatórios brasileiros não provocaram o apagão. De acordo com Chipp, o órgão ainda não sabe as causas do problema, apenas que dois defeitos causaram a queda do sistema e acarretaram em um terceiro defeito.

Contrapondo a argumentação do presidente do ONS, o diretor da Coppe-UFRJ, Pinguelli Rosa, disse que existe sim a possibilidade de novos apagões por causa do estresse do sistema. “O risco [de novos apagões] subiu. O risco de desligamento ficou maior”, considerou.

Cronologia dos apagões

04 de fevereiro de 2014
Primeiro apagão de 2014 deixa três milhões de consumidores de dez estados sem energia, em momento delicado no consumo, que traduz o estresse a que está submetido todo o sistema interligado do País.

28 de agosto de 2013
Mais um apagão e mais uma vez a totalidade dos estados do Nordeste foi atingida. E novamente ouvimos as autoridades do governo reafirmar, peremptoriamente, quase como um mantra, que nosso sistema é robusto e confiável, sem entretanto que isso se materialize aos olhos do cidadão comum. A Chesf confirmou a queda em todos os estados, com a carga total distribuída caindo de 10 mil Mw para apenas 1.000 Mw, ou seja 10% do total que deveria ser fornecido. 

15 de dezembro de 2012
Uma falha na usina hidrelétrica de Itumbiara localizada na divisa de Goiás e Minas Gerais provocou um apagão em 12 estados ( Região Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte), e deixou 3,5 milhões de pessoas sem energia. A usina hidrelétrica é de propriedade da Eletrobras/Furnas.

25 de outubro de 2012
Um apagão às 23h14 atingiu os nove estados da região Nordeste, além de parte dos estados do Pará, Tocantins e do Distrito Federal. Segundo o ONS, o problema foi um curto-circuito em equipamento da linha de transmissão entre Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Toda a carga do Nordeste e 77% da carga do Norte foram desligadas.

4 de outubro de 2012
Houve desligamento geral da subestação Brasília Sul, controlada por Furnas. Brasília enfrentou uma queda de energia de duas horas. O apagão envolveu pontos como os ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Trabalho, Minas e Energia, o STF, além dos bairros da Asa Norte, Lago Norte e Setor Sudoeste.

3 de outubro de 2012
Um curto-circuito em um transformador de Furnas, em Foz do Iguaçu, deixou às escuras 2,66 milhões de cidades de 13 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A pane no equipamento causou diminuição da carga de Itaipu. A pane durou pelo menos meia hora

22 de setembro de 2012
A queima de um transformador na subestação de Imperatriz (MA) deixou sem energia áreas de 11 estados do Norte e Nordeste. Mais de 600 municípios sofreram as consequências da falta súbita de energia que durou entre 20 e 40 minutos de acordo com o estado.

19 de setembro de 2012
Todo o Estado do Rio de Janeiro foi afetado pela explosão de um transformador causada por um curto circuito.

3 de fevereiro de 2011
Uma interrupção no fornecimento de energia em oito estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, ocorreu às 23h08 e se estendeu pela madrugada do dia 4. O blecaute foi provocado por uma pane em uma linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga, localizada no município de Jatobá, no sertão de Pernambuco.

10 de fevereiro de 2010
Todos os estados do Nordeste foram atingidos, ainda que de forma parcial, por um blecaute iniciado às 13h52. Os estados do Pará e Tocantins, na Região Norte, também foram atingidos. O apagão variou de dois minutos a duas horas de duração e foi causado por um problema na interligação entre as regiões Sudeste e Norte.

10 de novembro 2009
Por volta das 22h, 18 estados (SP, MS, RJ, ES, MG, MT, GO, SC, RS, PR, AC, RO, BA, SE, PB, AL, PE e DF) – 40% do território brasileiro – e o Paraguai (90%) ficaram às escuras. Três linhas de transmissão que recebem energia de Itaipu sofreram pane. Foram atingidos 70 milhões de brasileiros.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *