Especial


Em 2014, tucanos trabalharão pelo resgate de valores e por uma nova agenda para o Brasil

Deputados do PSDB iniciam o ano legislativo animados com as diretrizes norteadoras definidas em documento apresentado no fim do ano passado pelo partido: a proposta de uma nova agenda nacional. Maior força de oposição aos desmandos do governo petista, a sigla detalhará suas propostas e as apresentará para discussão com a sociedade ao longo de 2014. São 12 pontos divididos em três blocos, que representam valores a serem reconquistados pelo país: Confiança, Cidadania e Prosperidade.

Um dos objetivos, segundo o documento, é resgatar a enorme dívida social que o país ainda tem com milhões de cidadãos e garantir às novas gerações as condições para viver num Brasil mais justo, democrático e desenvolvido, onde riquezas que pertencem a todos estejam a serviço de todos.

A abertura do diálogo com a sociedade é uma das marcas do PSDB, que no último ano abriu o espaço chamado “Conversa com os Brasileiros”. O presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), tem ido a todos os cantos do país ouvir os anseios de pessoas de diferentes idades e classes sociais.

Para o deputado Nilson Leitão (MT), o documento apresentado em dezembro mostra o  compromisso em devolver a confiança ao país porque traça uma linha de resgate de valores, compromisso com a democracia, recuperação da credibilidade e da responsabilidade pública.

8269528529_4afc53c099_h

“Esse é um puxão de orelha para que os que comandam o país entendam sua posição de gestão e a importância que o Brasil tem para o mundo. O problema é que o atual governo pensa apenas em se manter no poder e não apresenta um projeto para o país”, afirma o tucano, ao destacar que o PSDB tem alternativas ao modelo falido do PT.

Atualmente, afirma Leitão, o dinheiro público tem sido usado de forma exacerbada e sem nenhum respeito ao contribuinte. “A ética não existe e a corrupção virou rotina. Quando estamos discutindo um escândalo, sequer terminamos a discussão porque já apareceu outro”, ressalta.

No primeiro eixo da proposta do PSDB, “Confiança”, o partido firma um compromisso com a ética, combate intransigente à corrupção, radicalização da democracia e respeito às instituições, além da recuperação da credibilidade e construção de um ambiente adequado para o investimento e o desenvolvimento do país.

Já o deputado Eduardo Azeredo (MG) destaca a importância de fazer valer os direitos dos brasileiros. No eixo “Cidadania”, o partido mostra os caminhos para que a nação conheça um Estado eficiente, a serviço dos 7091049439_3944cf69ff_bcidadãos, possua educação de qualidade; viva a superação da pobreza e construa novas oportunidades; tenha a segurança pública como responsabilidade nacional e mais saúde com cuidado, investimento e gestão.

“O maior problema do Brasil hoje é a saúde precária prestada ao povo. Mas esse é só um exemplo. A qualidade da educação também deixa a desejar e, além disso, a segurança é cada vez mais preocupante”, destaca o deputado.

Segundo ele, para haver cidadania de fato é preciso que os serviços públicos estejam plenamente funcionando e haja respeito aos direitos básicos da população. “Esse é o compromisso do PSDB alicerçado na história do partido”, afirma. O tucano lembra que o PSDB tem exemplos de sucesso nos estados e municípios que administra.

Por sua vez, o deputado Valdivino de Oliveira (GO) lamenta o entrave ao desenvolvimento criado pelo governo petista ao centrar a política econômica em incentivo ao consumo, principalmente de bens com altos componentes importados (linha branca e televisores). Segundo o tucano, esses produtos não geram tanta prosperidade para a economia quanto materiais produzidos inteiramente no país.

“O ideal seria focar a política econômica na geração de empregos, no crescimento econômico com investimento e mais competitividade, e no controle do sistema financeiro nacional, já que hoje os brasileiros estão endividados e há duas bolhas prestes a estourar: a dos financiamentos consignados e dos habitacionais”, alerta.

No eixo “Prosperidade” é exatamente isso que o partido apresenta: diretrizes para um desenvolvimento pleno com mais autonomia para estados e municípios e maior parceria da União. O partido também cita nos últimos capítulos a ideia de aliar meio ambiente e sustentabilidade, a urgente agenda do agora, além da agenda da produtividade: infraestrutura, inovação e competitividade. Agropecuária e política externa são outras preocupações que permeiam o pensamento do PSDB.

“O PSDB tem que focar sua política econômica essencialmente buscando esses objetivos: fortalecer o sistema financeiro nacional e a produção, e investir para gerar emprego. É a receita mais simples que podemos indicar para uma nação verdadeiramente próspera”, completou.

Conheça os 12 tópicos que formam o documento “Nova Agenda Para o Brasil”

CONFIANÇA: Resgate de valores, compromisso com a democracia, recuperação da credibilidade e da responsabilidade pública

1. Compromisso com a ética, combate intransigente à corrupção, radicalização da democracia e respeito às instituições.

2. Recuperação da credibilidade e construção de um ambiente adequado para o investimento e o desenvolvimento do país.

CIDADANIA: Garantia dos direitos dos brasileiros

3. Estado eficiente, a serviço dos cidadãos.

4. Educação de qualidade como direito da cidadania, educação para um novo mundo.

5. Superação da pobreza e construção de novas oportunidades.

6. Cidadãos seguros: segurança pública como responsabilidade nacional.

7. Mais saúde para os brasileiros: cuidado, investimento e gestão.

PROSPERIDADE: A nação solidária e o bem-estar coletivo

8. Nação solidária: mais autonomia para estados e municípios, maior parceria da União.

9. Meio Ambiente e Sustentabilidade, a urgente agenda do agora.

10. A agenda da produtividade: infraestrutura, inovação e competitividade.

11. A agropecuária que alimenta o presente e o futuro do país.

12. Política externa: reintegrar o Brasil ao mundo.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *