Desrespeito inaceitável


Partido aciona Corregedoria por quebra de decoro de petista em gesto contra presidente do STF

Em plena Mesa Diretora, petista provoca presidente do STF com gesto feito pelos mensaleiros condenados.

Em plena Mesa Diretora, petista provoca presidente do STF com gesto feito pelos mensaleiros condenados.

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), protocolou nesta terça-feira (4) representação na Corregedoria da Câmara (leia íntegra) para que seja aberta investigação contra o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT), por provável infração ética e quebra de decoro.

A representação tem por base “o nítido intuito de (Vargas) de afrontar o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa”, ao repetir diversas vezes o mesmo gesto, com punhos cerrados, usados pelos mensaleiros quando presos e, ainda, ao trocar mensagens pelo celular dizendo querer dar cotoveladas no ministro, durante a  solenidade de reabertura dos trabalhos do Congresso, realizada ontem. 

Play

Segundo a representação, a atitude constitui um desrespeito à autoridade que se encontrava na dependência da Casa e viola o Código de Ética e Disciplina Parlamentar. 

“Vargas é vice-presidente de um Poder, o Legislativo, e deve se comportar com a dignidade que o cargo requer, e não desrespeitando o presidente de outro poder, o Judiciário. Foi uma chacota à Justiça, um total acinte. A sociedade não aceita esse tipo de desrespeito. Ele perdeu todas as condições de permanecer no cargo”, afirmou Imbassahy.

O deputado Izalci Lucas (DF) concorda com Imbassahy. “É uma afronta ao Supremo, que é a mais alta instância da Justiça brasileira”, reprovou o deputado. “Um representante do povo e membro da Mesa Diretora jamais poderia fazer tal ato publicamente. Daqui a pouco vão querer passar para a população que o erro está na Justiça”, completou o parlamentar pelo PSDB-DF, ao lembrar que Vargas reiteradamente sustenta a tese do PT de que não houve compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula, mas apenas crime eleitoral, com caixa dois. Como ressaltou Izalci, o ministro é autoridade e tem que ser respeitado.

VEIA AUTORITÁRIA

Para o deputado Marcus Pestana (MG), o PT mostra, mais uma vez, sua “veia autoritária ao insistir em vitimizar e transformar em heróis condenados do processo do mensalão”. O tucano cobrou do petista um pedido de desculpas e lembrou que os princípios da democracia são a “civilidade do ofício e a independência dos poderes”. Segundo ele, a “confrontação com o Poder Judiciário não contribui para a vida democrática”. “A situação se agrava quando essas manifestações chegam às raias da falta de educação e desrespeito, e, por isso, André Vargas deve ao ministro e ao país um pedido de desculpas público”, completou.

Em reunião da bancada petista ocorrida no mesmo dia, lideranças petistas já tinham feito o mesmo gesto polêmico.

Em reunião da bancada petista ocorrida no mesmo dia, lideranças petistas já tinham feito o mesmo gesto polêmico.

(Da redação com assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara/ Fotos: Zeca Ribeiro e Gustavo Lima – Câmara dos Deputados/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *