Da porteira pra fora, nada!


Governo federal ignora o potencial do agronegócio, avalia Alfredo Kaefer

kaeferPara o deputado Alfredo Kaefer (PR), o governo federal ignora um dos setores que têm sido a alavanca da economia brasileira nos últimos anos: o agronegócio. Em visita ao Show Rural de Cascavel (PR), uma das maiores feiras agrícolas do país, nessa segunda-feira (3), o tucano disse que é preciso investir mais no setor.

“Não fora o agronegócio, a nossa economia, tão mal administrada pelo atual governo do PT, seria um desastre total. A metade do crescimento do Produto Interno Bruto  que nós tivemos deve-se ao agronegócio, que tem sido pujante e forte da porteira para dentro”, avaliou.

“O que falta o governo fazer é o que complementa o agronegócio. Ou seja, atuar da porteira para fora. Infelizmente, sobram estradas esburacadas, infraestrutura que falta, portos ineficientes e extremamente caros, ao invés de apoio e incentivo ao produtor e ao agronegócio”, lamentou.

O parlamentar salientou que a gestão petista precisa olhar para o tema como um projeto de Estado, e não de governo. Ele criticou a concessão de benefícios explícitos a alguns setores, que deveria ser feita de forma holística, e ressaltou que o governo federal faz investimentos equivocados.

“Todo esse financiamento bilionário que o Brasil fez no porto de Mariel, em Cuba, poderia ter sido aplicado na construção de infraestrutura para a secagem, armazenagem e transporte da própria produção brasileira”, apontou.

“Enquanto isso, o agronegócio carece de investimentos em infraestrutura, na área de tecnologia e inovação, no financiamento pleno para o produtor, nos preços mínimos, no seguro de safra, na sanidade animal”.

Kaefer fez ainda um alerta: a falta de comprometimento com o campo agrícola pode afetar outros dos importantes setores que complementam a renda do país, o pecuário.

“Não se produz proteína animal – frango, suíno, leite, gado de corte – sem ter uma agricultura dinâmica. Um é alimentador do outro, mas os recursos são míseros”, completou.

(Da Agência PSDB)

 

Compartilhe:
4 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *