Conquistas no ano passado


Sampaio relembra conquistas de 2013 que tiveram o apoio do PSDB

sampaioCom atuação elogiada na bancada, o deputado Carlos Sampaio (SP) faz um balanço positivo de sua atuação à frente do principal partido de oposição na Câmara, destacando as conquistas ao longo do ano passado que contaram com o apoio decisivo da legenda. O parlamentar fez uma oposição vigilante à gestão Dilma, pedindo inclusive a investigação do Ministério Público de vários escândalos do governo petista. Confira alguns dos destaques de 2013 ressaltados pelo deputado:

Fim do 14º e 15º salários: em fevereiro, a Câmara aprovou, por unanimidade, o fim dos 14º e 15º salários, medida defendida por Sampaio há muitos anos – ele abriu mão desses benefícios desde o início do mandato. O PSDB liderou o movimento pelo fim da ajuda de custo aos deputados. O líder tucano na Casa tomou a iniciativa e propôs a votação urgente da matéria durante reunião de líderes. O tucano classificou os pagamentos extras de “vergonha nacional” e “privilégio inconcebível”. O benefício era pago no início e no final de cada ano.

PEC 37 rejeitada: o plenário da Câmara rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que tinha o objetivo de limitar o poder de investigação do Ministério Público e atribuir às polícias a exclusividade das apurações criminais. A votação foi comemorada por deputados do PSDB, contrários à proposta. A matéria foi alvo de protestos da população durante as manifestações em todo o país que marcaram o mês de junho. A proposta foi apelidada de “PEC da impunidade”.

Orçamento Impositivo: com apoio de Sampaio e de toda a bancada do PSDB, a Câmara aprovou a PEC do Orçamento Impositivo. O texto obriga a execução de emendas parlamentares ao Orçamento no valor total de até 1% da receita corrente líquida realizada no ano anterior. A mudança é defendida pela oposição para acabar com o uso das emendas como moeda de troca pelo Planalto. Como a proposta foi aprovada com alteração pelo Senado, o texto retornou à Câmara em novembro.

Fim do voto secreto: importante bandeira de Sampaio e do PSDB, a PEC que acaba com o voto secreto em todas as deliberações do Congresso, das assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais foi aprovada em setembro. O resultado foi consensual: 452 votos favoráveis e nenhum contrário. Apesar do avanço, ao final da tramitação no Congresso o fim do sigilo não foi acatado por completo.

Confira a cronologia de 2013

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *