Abusos do governo


Oposição representa parcela expressiva da sociedade que quer mudanças, diz novo líder da Minoria

savio

O deputado Domingos Sávio (MG) tomou posse nesta terça-feira (4) como líder da Minoria na Câmara, cargo ocupado em 2013 por Nilson Leitão (MT). O tucano ressaltou a importância de dar força ao trabalho dos partidos da oposição com reuniões regulares com o PPS, DEM, Solidariedade e PSDB, além de continuar o excelente trabalho de Leitão.

Segundo Sávio, a oposição tem o dever de fiscalizar e denunciar todos os abusos e erros cometidos pelo governo. “Tenho consciência de que a oposição representa uma grande e crescente parcela  da população que quer mudanças radicais. Saibam que nós também queremos tudo diferente e não compactuamos com o governo Dilma”, afirmou.

Em discurso no plenário, o novo líder ressaltou a responsabilidade de falar pelos partidos que se posicionam contra os desmandos do atual governo, o que é fundamental para a democracia. “Jamais seremos oposição ao país, mas àquilo que entendemos que está prejudicando o Brasil”, afirmou.

Sávio cobrou a votação de matérias importantes para a sociedade, como o piso salarial dos agentes comunitários de saúde. A proposta está parada a pedido da presidente Dilma Rousseff, que não quer a valorização desses profissionais. Outros temas lembrados pelo tucano foram o novo Código de Processo Civil, em votação na noite desta terça, e o marco civil da internet. “Entendemos que ele deve ser votado com uma internet universal e liberdade de conteúdo”, explicou.

Cabe ao líder manter a bancada de oposição unida para enfrentar as denúncias existentes, questionar e debater os problemas do governo. A função permitirá a Domingos Sávio utilizar a palavra no plenário da Câmara e em qualquer comissão temática da Casa.

Trajetória

Formado em medicina veterinária, o tucano se dedica com exclusividade à vida pública desde 1992, como vereador no município de Divinópolis (MG). Em 1994 foi eleito presidente da Câmara e prefeito da cidade em 1996. Ele foi um dos fundadores do PSDB e sempre trabalhou incansavelmente pela legenda.

Em 2002, foi eleito deputado estadual e realizou um trabalho reconhecido nas eleições de 2006, quando dobrou sua votação, obtendo a confiança de quase 100 mil eleitores. Logo que assumiu, Domingos Sávio chamou a atenção por ser o autor da proposta de fim do sigilo bancário para políticos detentores de cargos eletivos em Minas. Fez mais: abriu o seu próprio sigilo bancário e patrimonial, como um manifesto em favor da transparência e da ética.

Eleito deputado federal nas eleições de 2010, recebeu a expressiva votação de 143.113 votos. Um dos deputados mais bem votados de Minas Gerais, iniciou seu trabalho com o mesmo compromisso das experiências anteriores. Em 2013, reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso, foi indicado vice-líder do PSDB na Câmara e coordenador da bancada em uma das mais importantes comissões do Congresso, a Comissão Mista de Orçamento (CMO), função que continuará exercendo.

(Da assessoria da Liderança da Minoria/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *