País no rumo errado


Vaz de Lima: classificada de “bicho-papão” do Brasil por revista britânica, inflação só é ignorada pelo governo

vaz de limaA inflação é o “bicho-papão” do Brasil. A afirmação feita pela revista britânica “The Economist” em sua última edição retrata realmente o momento que o país enfrenta, segundo o deputado Vaz de Lima (SP). A publicação, uma das mais importantes sobre economia no mundo, apontou uma série de fracassos da política econômica do governo petista. Em setembro a mesma revista já havia dado destaque aos problemas brasileiros em reportagem de capa na qual questionava: “O Brasil estragou tudo?”.

Para o deputado do PSDB, o mundo inteiro tem observado a má condução da economia pela gestão Dilma Rousseff. Somente o governo brasileiro é que, ao seu ver, parece fazer vistas grossas a situação que reúne combinação de ingredientes indigestos como inflação nas alturas, juros galopantes e perda de competitividade das empresas nacionais e de confiança nos rumos do país.

Play
"O Brasil estragou tudo?", questionou a revista em setembro de 2013 ao fazer várias críticas à condução da economia brasileira.

“O Brasil estragou tudo?”, questionou a revista em setembro de 2013 ao fazer várias críticas à condução da economia brasileira.

“A exceção da presidente Dilma e dos ministros da área econômica, o mundo inteiro sabe que o Brasil está com problemas nesta área inflacionária e quem mais sente isso é o povo, que vai ao supermercado e usa os serviços de qualquer natureza”, destacou o parlamentar nesta sexta-feira (17).

A “The Economist” destaca que no fim de 2013 o real ficou um terço mais fraco em relação ao dólar do que quando Dilma tomou posse há três anos. Cita ainda que as vendas de carros caíram pela primeira vez em uma década e mais dólares saíram do país do que em 2002, primeiro ano de Lula na Presidência.

E os indicadores realmente corroboram para as afirmações da revista. A inflação de 0,92% em dezembro foi o maior aumento mensal em dez anos, o que empurrou o índice anual de 5,91%, acima das expectativas do mercado. O salto levou o Banco Central a elevar a taxa de juros a 10,5% na quarta-feira (15).

Ao dizer que “a inflação é um bicho-papão brasileiro”, a publicação ressalta que o problema afeta tantos os mais pobres, que lutam para fazer face às despesas, quanto às classes médias, endividadas quando as taxas de juros sobem. 

Aécio: brasileiros estão preocupados

Ontem o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mostraram preocupação com os últimos indicadores econômicos, que apontam alta da inflação, baixo crescimento, alta de juros e perda de competitividade. Durante encontro dos tucanos na capital paulista, Aécio afirmou que essas preocupações são também de muitos brasileiros.

Apesar dos números desanimadores e da insatisfação da sociedade diante da alta de preços e das dificuldades com os juros, por exemplo, Vaz de Lima alerta que o Planalto pouco tem feito para reverter o quadro.  “Para nós, o governo está fazendo igual avestruz: colocando a cabeça na terra e deixando o tempo passar”, lamentou.

(Reportagem: Djan Moreno com informações da Agência PSDB/Fotos: Alexssandro Loyola e divulgação/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 janeiro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *