Bolso dos brasileiros


Correção da tabela IR abaixo da inflação prejudica os contribuintes, alerta Azeredo

A correção da tabela do Imposto de Renda (IR) abaixo da inflação para 2014 prejudica os contribuintes, na avaliação do deputado Eduardo Azeredo (MG). A defasagem, que deverá fechar este ano próxima de 66%, faz com que o Fisco chegue ao bolso de cada vez mais brasileiros, consumindo os novos rendimentos. De acordo com o tucano, o resultado disso é o aumento da tributação sobre o assalariado.

“O reajuste prejudica muito o contribuinte. É uma ganância do governo federal porque há vários anos o reajuste é abaixo da inflação. Nós temos uma inflação de 6% e uma correção da tabela do IR de apenas 4,5%. Todos os assalariados e aqueles que pagam Imposto de Renda têm um prejuízo”, destacou nesta quinta-feira (26).

Em 1996, a isenção do imposto beneficiava quem recebia até 6,55 mínimos, segundo levantamento da consultoria Ernst Young. Em 2014, essa relação despencará para 2,47. Assim, brasileiros antes isentos por causa da baixa renda vão paulatinamente ingressando na condição de contribuintes.

Azeredo é autor de um projeto de lei que determina a atualização periódica da tabela do IR. “Defendemos que haja uma revisão na atualização das tabelas periodicamente e isso não tem sido feito. Nós temos um aumento da arrecadação do governo, um aumento da carga tributária e um aumento dos impostos”, disse.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 dezembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *