Evitar transtornos
Cartão de embarque em voos deve trazer nº da identidade do passageiro, define projeto de Luiz Carlos
Visando garantir segurança nos embarques em aeroportos do país e evitar constrangimentos, o deputado Luiz Carlos (AP) apresentou projeto de lei que obrigará as companhias aéreas a constarem no cartão do passageiro informações como o número de seu documento de identidade apresentado para embarque e as demais informações relativas ao voo.
O parlamentar ressalta que o procedimento padrão adotado nos aeroportos brasileiros, que identifica a pessoa por meio do bilhete de embarque e identidade com foto, tem por objetivo checar se o passageiro que se apresenta para ocupar a aeronave é de fato aquele identificado no cartão. Mas, segundo ele, ocorrem situações em que a reserva de um passageiro não prevalece quando pessoa com nome semelhante e código de reserva diverso efetua a confirmação de viagem no mesmo voo.
Luiz Carlos destaca que a identificação do passageiro na reserva e no cartão de embarque é constituída de nome e prenome, procedimento que contribui para fazer coincidirem a mesma identificação para diferentes pessoas. Mas segundo ele quando o código de reserva é único para nomes coincidentes deduz-se que se trata de pessoas da mesma família. O problema é que se esses mesmos passageiros comprarem passagens separadas, gerando códigos de reserva diversos, o sistema entende que se trata de reserva em duplicidade. “Esse equívoco da companhia aérea faz com que somente uma das reservas seja assegurada. Assim, ao se proceder ao check-in de um dos passageiros, a reserva do outro invariavelmente será cancelada, impedindo o seu embarque”, explicou.
Para o tucano, a aprovação deste projeto vai evitar prejuízos e garantir a segurança do usuário do transporte aéreo no país.
(Reportagem: Edjalma Borges/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta