Novo líder


Antonio Imbassahy é eleito líder do PSDB na Câmara em 2014

O deputado Antonio Imbassahy (BA) foi eleito, nesta terça-feira (17), líder da bancada do PSDB na Câmara em 2014. Imbassahy tem 65 anos, está em seu primeiro mandato como deputado federal e assume a Liderança do PSDB a partir de fevereiro, quando a Casa retoma os trabalhos, substituindo Carlos Sampaio (SP). Já o deputado Vanderlei Macris (SP) será o 1º vice-líder, enquanto Domingos Sávio (MG) estará à frente do bloco da Minoria em 2014. 

Bancada qualificada e unida – Logo após a escolha, Imbassahy destacou a qualidade da bancada tucana e elogiou o desempenho dos últimos líderes do PSDB e da Minoria, respectivamente Duarte Nogueira (SP) e Paulo Abi-Ackel (MG) em 2011; Bruno Araújo (PE) e Mendes Thame (SP) em 2012; e Carlos Sampaio (SP) e Nilson Leitão (MT) neste ano. Segundo ele, isso criou entre os deputados do partido uma relação de cordialidade, de confiança, de respeito e  de admiração mútua. 

Play

Ainda segundo o parlamentar, este clima oferece perspectivas positivas para 2014, até porque há uma percepção de qual o ciclo da gestão petista se esgotou e está fazendo mal ao país. “Este é um governo pautado na propaganda e marketing, que impõe um sacrifício terrível na saúde pública para a população, falha no combate à criminalidade, não consegue avançar na educação e não consegue fazer a economia crescer. Enfim, o Brasil precisa de uma mudança verdadeira. E o partido unido, sob a liderança de Aécio, vai dar todas as demonstrações de confiança e de que o novo projeto que vamos apresentar vai ao encontro das esperanças da população”, apontou. 

Biografia – Engenheiro Eletricista, Imbassahy iniciou sua carreira na CHESF. Em 1984, foi designado secretário de Saneamento e Recursos Hídricos da Bahia. Também foi diretor da TELEBAHIA. Em 1990, elegeu-se deputado estadual pelo então PFL e tornou-se Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Em 1994, foi eleito governador do estado. No ano seguinte, foi designado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso presidente da Eletrobrás. Foi ainda prefeito de Salvador (1996-2004), sendo apontado por pesquisas como o melhor prefeito de capitais do Brasil.

O novo líder tucano ingressou no PSDB em 2005 e, na eleição seguinte, candidatou-se ao Senado, ficando na terceira colocação. Foi eleito deputado federal em 2010, sendo escolhido Líder da Minoria (Oposição) no Congresso Nacional em 2013. É ainda membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e suplente na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

(Da redação com informações da Liderança do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio e Vídeo: Hélio Ricardo)

Texto atualizado às 21h20

Compartilhe:
17 dezembro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *